1º Fórum de Diversidade da Petronect reforça compromisso com DE&I para 2026
Evento reúne grandes empresas para debater ações que transformam o mercado e promovem inclusão real
O 1º Fórum de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) da Petronect, realizado no Rio de Janeiro, marcou um importante passo para fortalecer a agenda de inclusão no mercado brasileiro. O evento reuniu grandes marcas nacionais e internacionais, como Ipiranga, NeoEnergia, Accenture e Neohype, que compartilharam iniciativas e cases de sucesso que vêm redefinindo estratégias de negócios e promovendo um ambiente mais igualitário.
Segundo dados da pesquisa Panorama da diversidade nas organizações 2025, mais da metade das empresas que atuam no Brasil (52,8%) mantêm suas ações de DE&I mesmo diante do recuo global em pautas de diversidade. Esse cenário positivo foi refletido no fórum, que contou com a participação de especialistas e líderes do setor, conectando experiências que impactam diretamente os negócios.
A Petronect, marketplace do Grupo Petrobras, destacou sua inovação ao ser o primeiro portal de compras públicas a oferecer atendimento em Libras em tempo real. Essa funcionalidade amplia as oportunidades para pessoas surdas, garantindo acessibilidade e inclusão no mercado de trabalho. Além disso, o portal permite que pessoas com deficiências visuais e auditivas acessem e operem o sistema, reforçando o compromisso da empresa com a diversidade.
Rainer Muhlhaus, padrinho do Comitê da Diversidade da Petronect, ressaltou a importância dessas ações: “É gratificante ver tantas ações importantes serem executadas por marcas que são referências no mercado. E mesmo que nós tenhamos uma quantidade bem menor de colaboradores, entendemos nosso papel na sociedade e seguimos firmes em prol da Diversidade, Equidade e Inclusão no país.”
Durante o fórum, representantes das empresas parceiras apresentaram projetos focados em gênero, raça, pessoas com deficiência e LGBTQIAP+. A Ipiranga, por exemplo, investe na capacitação de mulheres para liderar equipes comerciais e valoriza funcionários com deficiência. A Accenture apoia jovens em situação de vulnerabilidade com capacitação e processos seletivos inclusivos. Já a NeoEnergia desenvolve programas para colaboradoras vítimas de violência doméstica e promove a capacitação feminina em áreas técnicas. A Neohype destaca o investimento em um time majoritariamente feminino e jovem para facilitar a entrada no mercado de trabalho.
Para Luiza Faria, líder do Comitê da Diversidade da Petronect, encontros como esse são fonte de inspiração e renovação do compromisso com a inclusão: “Saímos com a cabeça fresca, cheia de novas ideias, conceitos e é sempre importante ouvirmos o que já deu certo e funcionou em outras empresas. A Petronect renova aqui o seu compromisso com a Diversidade, Equidade e Inclusão para 2026, com a ampliação de ações cada vez mais efetivas por um mercado mais igualitário.”
Com mais de 20 anos de experiência e um papel de destaque no setor de energia, a Petronect segue investindo em soluções que promovem a inclusão e a diversidade, consolidando-se como um canal preferencial de negócios eletrônicos que integra clientes e fornecedores, sempre com foco na acessibilidade e na equidade.
Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa da Petronect.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



