Natura é vice-campeã em gestão empresarial e líder em sustentabilidade no Brasil

Empresa se destaca no ranking Época 360º 2025 por inovação, impacto socioambiental e crescimento econômico

A Natura conquistou a segunda colocação no ranking geral da 14ª Edição do Anuário Época 360º de 2025, que avaliou mais de 450 empresas brasileiras. A avaliação, realizada pela revista Época Negócios em parceria com a Fundação Dom Cabral, destacou a Natura como vice-campeã em gestão empresarial no país, além de líder no setor farmacêutico e cosmético. Os dados foram divulgados pela assessoria de imprensa da empresa.

O ranking considera o desempenho das companhias em seis dimensões: Desempenho Financeiro, Governança Corporativa, Inovação, Visão de Futuro, Pessoas e Performance Socioambiental. A Natura também foi reconhecida como a empresa com melhor performance socioambiental, refletindo sua estratégia de negócios que alia crescimento econômico com impacto social e ambiental positivo.

João Paulo Ferreira, CEO da Natura, ressalta que “o valor e a longevidade da empresa estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável. Integrar sustentabilidade à estratégia de negócios sempre foi a nossa forma de operar. Não é uma ação a mais, é o próprio negócio. Nós transformamos desafios sociais e ambientais em oportunidades de negócios.”

Além da liderança socioambiental, a Natura ficou em segundo lugar no quesito Inovação entre todas as empresas avaliadas. Em 2024, a companhia investiu mais de R$ 1 bilhão em inovação, equivalente a 4,5% da receita líquida, mantendo o maior centro de inovação cosmética do Hemisfério Sul, com mais de 400 cientistas e mais de 300 patentes ativas.

O Anuário destaca iniciativas práticas da Natura, como o lançamento da linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, desenvolvida especialmente para peles pretas e pardas, resultado de um estudo com mais de duas mil mulheres negras. Essa iniciativa é significativa, já que menos de 1% dos lançamentos cosméticos globais são voltados para esse público, que representa quase metade da população brasileira.

No campo socioambiental, a Natura avançou significativamente em 2024, reduzindo em 43% suas emissões próprias de CO2, antecipando sua meta climática para 2030. Além disso, alcançou 84,6% de embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.

A empresa mantém a meta de se tornar 100% regenerativa até 2050, o que significa gerar impacto positivo financeiro, social, ambiental e humano em suas operações. Fundada em 1969, a Natura é referência em beleza e cuidados pessoais na América Latina, reconhecida pela reputação e responsabilidade em ESG, e pioneira no uso de bioativos da sociobiodiversidade brasileira, beneficiando milhares de famílias e contribuindo para a conservação de milhões de hectares de floresta.

Este reconhecimento reforça a Natura como um exemplo de sucesso que alia inovação, sustentabilidade e gestão empresarial eficiente, inspirando o mercado e consumidores a valorizarem práticas responsáveis e inclusivas.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

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