Casa de Criadores N57 promove ciclo gratuito de debates sobre moda e sustentabilidade no CCSP

Pluralidade, sustentabilidade e exportação são temas centrais do evento que acontece de 3 a 5 de dezembro em São Paulo

De 3 a 5 de dezembro de 2025, a Casa de Criadores N57 realiza um ciclo gratuito de debates no Centro Cultural São Paulo (CCSP), abordando temas essenciais para o universo da moda e da cultura. A programação, com curadoria da pesquisadora e designer Carol Barreto, traz discussões sobre pluralidade de corpos e etnias, sustentabilidade socioambiental e caminhos para a exportação de moda autoral, reunindo especialistas da ApexBrasil, Abit, além de importantes nomes da moda, movimentos sociais e pesquisa.

Mais do que um evento de moda autoral, a Casa de Criadores é uma plataforma que impulsiona a economia criativa e os grupos produtivos que a compõem. Com atividades durante o ano todo, a CdC promove capacitação em moda voltada para circularidade, novas lógicas criativas e gestão para pequenos negócios. A cada edição, vai além dos desfiles, agregando exposições, iniciativas culturais e programação formativa, sempre guiada pela pergunta fundamental: “Qual Moda, para Qual Mundo?”.

O ciclo de debates, que acontece na sala Lima Barreto do CCSP, busca ampliar as iniciativas de formação da CdC N57, promovendo mesas-redondas abertas ao público para discutir a evolução das práticas do sistema da moda. O objetivo é pensar a moda de forma sustentável não apenas ambientalmente, mas também social, mercadológica e economicamente. Entre os temas, destacam-se a necessidade de corpos e representações raciais plurais e o papel da moda nas discussões socioambientais, cada vez mais urgentes. O cenário da exportação para a moda autoral também será abordado.

A curadoria é da artista visual, designer de moda autoral e professora-doutora do departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da UFBA, Carol Barreto. Participam representantes da Agência Brasileira de Exportação (ApexBrasil), por meio do programa PEIEX, e da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit).

A programação começa no dia 3, com a mesa de abertura “Qual moda, para qual mundo?”, que contará com a participação de integrantes do conselho da Instituta Casa de Criadores, as curadoras Carol Barreto e Karlla Girotto, a ativista Neon Cunha e o diretor criativo Dudu Bertholini. Nos dias 4 e 5, haverá duas mesas-redondas diárias, mediadas alternadamente por Carol Barreto e Hanayrá Negreiros, curadora e pesquisadora de moda brasileira.

Carol Barreto destaca que a proposta do ciclo é pensar de forma interseccional o papel dos marcadores sociais das diferenças, como gênero, raça e orientação afetivo-sexual, na produção prática da moda. “São várias mesas redondas com recortes temáticos específicos, mas ao mesmo tempo abrangentes, com discussões oriundas de diferentes perfis. A partir desse contexto, a gente busca ampliar e aprofundar o debate sobre moda. Sendo a Casa de Criadores a maior semana de moda autoral do Brasil, eu entendo que é no campo da moda autoral que a gente de fato constrói imaginário, constrói o mundo”, afirma.

O evento conta com o patrocínio da ApexBrasil, Ministério do Empreendedorismo da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Abrapa, Sou de Algodão, Kenner, Senac São Paulo, Santista, Singer, e apoio do Sebrae São Paulo, do Centro Cultural São Paulo e da Prefeitura de São Paulo.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla, sujeitas à disponibilidade. Confira a programação completa:

03 de dezembro (quarta-feira) – Sala Flávio de Carvalho, 15h
Abertura: “Qual moda, para qual mundo?”
Participantes: Carol Barreto, Karlla Girotto, Neon Cunha, Dudu Bertholini

04 de dezembro (quinta-feira) – Sala Lima Barreto
14h – Mesa Redonda: Moda Autoral e Exportação
Mediadora: Carol Barreto
Palestrantes: Michele Candeloro (ApexBrasil – PEIEX), Lilian Kadissi (Abit), Camila Zelezoglo (Abit), Sandro (Berimbau Brasil)

16h – Mesa Redonda: Qual Moda, para quais Corporalidades?
Mediadora: Hanayrá Negreiros
Palestrantes: Gustavo Parreira, Ayo Tupinambá, Ruth Kuryama

05 de dezembro (sexta-feira) – Sala Lima Barreto
14h – Mesa Redonda: Moda e Sustentabilidade Socioambiental
Mediadora: Carol Barreto
Palestrantes: Francisca Dantas (USP), A. Pimentel, Day Molina

16h – Mesa Redonda: Styling, Imagem de Moda e Racismo
Mediadora: Hanayrá Negreiros
Palestrantes: Paloma Gervásio, Ana Paula Xongani

Este ciclo de debates é uma oportunidade única para quem deseja refletir sobre os desafios e as transformações da moda contemporânea, conectando questões sociais, ambientais e econômicas em um diálogo aberto e plural.

Conteúdo produzido com dados da assessoria de imprensa.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 73 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar