Shot matinal de limão: tendência nas redes que pode prejudicar seus dentes
Entenda os riscos do consumo diário do shot de limão para a saúde bucal e saiba como se proteger
O shot matinal de limão tem ganhado popularidade nas redes sociais como uma prática saudável para começar o dia. No entanto, especialistas alertam que essa tendência pode trazer sérios impactos para a saúde bucal. Dados fornecidos pela assessoria de imprensa do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) destacam os riscos dessa prática.
Segundo o Dr. Camilo Anauate, integrante da Câmara Técnica de Dentística do CROSP, o suco de limão possui um pH extremamente ácido, o que pode causar biocorrosão nos dentes. “Muitos ácidos da alimentação podem causar biocorrosão, com ênfase nos sucos de limão e laranja. O somatório deste hábito com outros, como escovação com escovas de cerdas duras e cremes muito abrasivos, pode piorar o quadro”, explica o cirurgião-dentista. Essa corrosão pode levar à exposição da dentina, tecido que compõe a maior parte do dente, devido à dissolução do esmalte protetor.
Além do desgaste do esmalte, o shot de limão pode afetar a gengiva, principalmente em pessoas que já possuem lesões pré-existentes, como aftas. Embora o impacto seja considerado mínimo, o consumo frequente pode agravar esses quadros.
O Dr. Camilo é enfático ao afirmar que, do ponto de vista odontológico, o consumo do shot de limão não é recomendado. Caso a pessoa opte por manter essa prática, ele sugere que seja feita com a menor frequência possível e que se faça um bochecho com água logo após o consumo para minimizar o contato do ácido com os dentes. Ele também alerta que escovar os dentes imediatamente após ingerir o shot é prejudicial, pois o atrito mecânico combinado com o ácido aumenta a corrosão do esmalte.
Uma dica para reduzir os danos é consumir o shot com canudo, evitando o contato direto do suco ácido com os dentes. Por fim, o especialista reforça a importância de buscar informações com profissionais qualificados: “Fujam de orientações de influenciadores e de pessoas que não são cirurgiões-dentistas quando o assunto for a cavidade bucal. O cirurgião-dentista é o oráculo mais indicado. Cuidado com as fake news das redes sociais, profissionais que se intitulam dentistas-biológicos (especialidade não existente na Odontologia), que criam factoides para auferir fama e subtrair dinheiro de pacientes incautos”.
O CROSP, responsável pela fiscalização e supervisão da ética profissional em odontologia no estado de São Paulo, reforça a importância de seguir orientações seguras para preservar a saúde bucal e evitar danos irreversíveis causados por modismos sem respaldo científico.
Fique atenta às tendências, mas sempre priorize a saúde dos seus dentes!
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



