CEJAM destaca avanços em saúde com participação em fóruns internacionais
Instituição reforça compromisso com humanização, sustentabilidade e inovação nos serviços públicos do Rio
Com foco na humanização, sustentabilidade e inovação, o CEJAM tem ampliado sua presença nos principais fóruns internacionais de saúde, fortalecendo as oportunidades de aprimoramento dos serviços públicos no Rio de Janeiro. Segundo dados da assessoria de imprensa, a instituição participou recentemente do 48º Congresso da Federação Internacional de Hospitais, realizado em Genebra, na Suíça, e do Seminário de Ética na gestão das empresas do setor sanitário, no Vaticano, que contou com a conferência do papa Leão XIV.
Esses eventos foram fundamentais para o CEJAM apresentar o trabalho desenvolvido no Hospital Municipal Evandro Freire (HMEF) e na CER Ilha, unidades gerenciadas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro desde 2013. O reconhecimento internacional veio com o GIMI Innovation Awards 2025, considerado o Oscar da Inovação, concedido ao case do HMEF em novembro. Antes disso, em setembro, o projeto foi apresentado no Congresso Internacional de Saúde ALAMI, em Buenos Aires, reunindo líderes da América Latina.
O sucesso dessas unidades está ligado a um conjunto de medidas práticas que atendem às necessidades de transformação dos sistemas de saúde, com foco na qualidade e eficiência do atendimento à população. O CEJAM, signatário do Pacto Global da ONU, junto com a Prefeitura do Rio, tem adotado uma gestão diferenciada que inclui vigilância epidemiológica hospitalar, uso de inteligência de dados, definição clara de indicadores e metas, além do engajamento dos profissionais.
Importante destacar que o HMEF e a CER Ilha foram as primeiras unidades da rede pública do Rio a conquistar a certificação ONA 2 “Acreditado Pleno”, concedida pela Organização Nacional de Acreditação. Essa certificação valida as práticas assistenciais e operacionais adotadas, reforçando o compromisso com a excelência.
Tiago Velloso, diretor-geral do CEJAM na Regional Rio e no HMEF/CER Ilha, ressaltou que “a acreditação ajuda a dar o norte, funciona como ferramenta estruturante para transformar a cultura e o desempenho. Adotamos novos critérios de liderança e ganhamos o engajamento dos profissionais. Estamos no caminho certo, com foco na experiência do paciente e visão mais ampla da gestão hospitalar”.
Com essas ações, o CEJAM reafirma seu papel estratégico na melhoria contínua dos serviços de saúde pública, promovendo um atendimento mais humanizado e eficiente para a população do Rio de Janeiro.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



