Prêmio Marimbás homenageia Zezé Motta e Sebastião Salgado no 5º DH Fest
Festival de Cultura em Direitos Humanos celebra trajetórias que inspiram arte e ativismo
No dia 2 de dezembro, terça-feira, o 5º DH Fest – Festival de Cultura em Direitos Humanos realizará a cerimônia de entrega do Prêmio Marimbás, uma importante homenagem a personalidades que unem arte e direitos humanos. Segundo informações da assessoria de imprensa, o evento acontecerá às 20h00, no Espaço Petrobras de Cinema, em São Paulo, e contará com a presença dos familiares do fotógrafo Sebastião Salgado (1944-2025), homenageado pelo festival em 2023, e da cantora, atriz e ativista Zezé Motta, premiada nesta edição.
O Prêmio Marimbás, criado pela cartunista Laerte, tem seu nome inspirado no documentário “Marimbás”, único filme dirigido pelo jornalista Vladimir Herzog, símbolo da luta pelos direitos humanos no Brasil. Esta é a primeira vez que o DH Fest entrega o troféu, que reconhece anualmente grandes vultos da arte e da cultura que dialogam com a defesa dos direitos humanos. Em 2024, o escritor e xamã Davi Kopenawa foi o homenageado.
Além da cerimônia, o festival oferece uma programação rica e diversificada, com exibições de filmes inéditos assinados por diretores renomados, como Aurélio Michiles, Evaldo Mocarzel, Joel Zito Araújo e Tainá Müller. Destacam-se também os episódios da série “De Menor”, exibidos pela primeira vez em São Paulo, com a presença da diretora Caru Alves de Souza e sua equipe. A programação inclui ainda um ciclo de filmes em homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, no marco dos 50 anos de seu assassinato.
No dia 29 de novembro, sábado, o festival promove um show da cantora Leci Brandão, almoço da Cozinha Escola Dona Ilda (MST), festa Discopédia e debates no Galpão Elza Soares. No dia 1º de dezembro, será exibido o filme “O Beijo da Mulher Aranha”.
Após a entrega do Prêmio Marimbás, Zezé Motta fará um pocket show, encerrando a noite com sua arte e ativismo. O 5º DH Fest é uma realização do Instituto Vladimir Herzog e da Criatura Audiovisual, com patrocínio da Petrobras, via Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, e da CAIXA.
Com o tema “Memória, Terra e Liberdade”, o festival reafirma seu compromisso em promover a cultura como instrumento de reflexão e transformação social, fortalecendo a memória e a luta por direitos humanos no Brasil. A entrada para a cerimônia e as atividades do festival é gratuita, incentivando a participação do público interessado em cultura e cidadania.
Para mais informações e credenciamento, a assessoria de imprensa está disponível para contato. O evento promete ser uma celebração emocionante e significativa, unindo arte, história e ativismo em prol dos direitos humanos.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



