Natura é o destaque da edição “Campeãs da Década” do Ranking 100 Open Startups
Companhia lidera o segmento de cosméticos e é reconhecida pela sua estratégia de Inovação Aberta
A Natura foi reconhecida na edição especial de 2025 do Ranking 100 Open Startups, que lista as startups mais atraentes para o mercado corporativo com base em dados de inovação aberta. O evento, realizado no dia 17, no Copacabana Palace (RJ), celebrou os 10 anos do ranking com a premiação “Campeãs da Década”.
Na ocasião, a Natura foi a empresa campeã do segmento “Beleza, Cosméticos e Higiene Pessoal” e garantiu a 14ª posição no ranking geral TOP 100 Open Corps. O prêmio reconhece as melhores práticas de inovação aberta entre corporações e startups — área em que a companhia vem fortalecendo seu ecossistema.
Inovação como ativo estratégico
O reconhecimento reflete a evolução da jornada de inovação aberta da empresa, que profissionalizou modelos de atuação e ampliou o alcance nos últimos anos.
“Para nós, inovação e regeneração são forças complementares, que se retroalimentam e dão vida à nossa visão de futuro. Enxergamos a inovação aberta não apenas como um processo, mas como um ativo estratégico que impulsiona vantagem competitiva e acelera a transformação”, afirma Cecília Ribeiro, Diretora de Novos Negócios, Inovação Aberta, CVC e Operações Internacionais na Natura.
Segundo a executiva, cerca de 70% dos projetos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da companhia são realizados em colaboração com parceiros externos — resultado de uma estratégia que estimula parcerias com startups e empreendedores, com avanços impulsionados por dados e Inteligência Artificial (IA).
Ecossistema que conecta ideias e negócios
A estratégia de inovação da Natura se materializa em frentes multidisciplinares, como:
-
Natura Nascente — hub de inovação aberta
-
Natura Ventures — fundo de Corporate Venture Capital (CVC)
-
Natura Studios — Venture Client e experimentação ágil
-
Natura Campus — conexão de times de P&D com pesquisadores acadêmicos
Juntas, essas iniciativas aceleram a criação de soluções e ampliam o impacto da inovação na operação.
Olhar para o futuro: regeneração + tecnologia
A empresa reforça que seguirá fomentando novos negócios alinhados ao propósito de regeneração, com resultados orientados por dados e pela implementação da IA. O objetivo é avançar na transformação digital e tecnológica para se consolidar como uma organização “plug & play” no mercado de inovação aberta — pronta para integrar, testar e escalar soluções.
Open Innovation Awards (divulgação)
Cecília Ribeiro, Diretora de Novos Negócios da Natura, e Thamara Prado, Head de Inovação Aberta e Venture Capital da Natura na América Latina.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. É a companhia de melhor reputação do Brasil e a mais responsável em ESG segundo o ranking Merco há 11 anos consecutivos.
Há mais de 25 anos, por meio do relacionamento com comunidades extrativistas na Amazônia, a empresa é pioneira no uso cosmético de bioativos da sociobiodiversidade brasileira — atuação que beneficia milhares de famílias e ajuda a conservar 2,2 milhões de hectares de floresta.
Em 2014, a Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de Empresa B pelo B Lab. Com operações em 14 países da América Latina, seus produtos estão disponíveis por meio de mais de 3 milhões de consultoras, e-commerce, aplicativo Natura e em mais de mil lojas.
Mais informações: www.natura.com.br
Redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram
Afina Menina diz: quando inovação encontra propósito, vira potência. A Natura mostra que tecnologia, beleza e impacto podem — e devem — caminhar juntos.



