Wegovy® 7,2 mg: Novo Nordisk pede aprovação da FDA para dose maior contra obesidade

Semaglutida injetável na dose de 7,2 mg pode ampliar a perda de peso em adultos com obesidade

A Novo Nordisk anunciou o envio de uma solicitação à Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos para aprovação da dose mais alta do medicamento Wegovy®, com semaglutida injetável de 7,2 mg. Essa nova dose está sendo estudada para uso em adultos com obesidade, em conjunto com dieta de baixa caloria e aumento da atividade física, visando o manejo crônico do peso¹.

Segundo dados da assessoria de imprensa da empresa, o pedido de aprovação foi feito no âmbito do programa acelerado do Commissioner’s National Priority Voucher (CNPV) da FDA, que prioriza a análise de produtos voltados a grandes prioridades de saúde pública¹. A expectativa é que a avaliação ocorra entre 1 e 2 meses após a aceitação do protocolo pela agência reguladora.

O destaque para essa nova dose vem do estudo clínico de fase 3 STEP UP, que avaliou a eficácia e segurança da semaglutida 7,2 mg em comparação ao placebo e à dose já aprovada de 2,4 mg. O estudo, com duração de 72 semanas, envolveu 1.407 adultos com obesidade (IMC ≥30 kg/m²) sem diabetes². Os resultados mostraram que os participantes que usaram a dose de 7,2 mg perderam, em média, 20,7% do peso corporal, enquanto aqueles na dose de 2,4 mg perderam 17,5% e o grupo placebo apenas 2,4%²*.

Além disso, 33,2% dos pacientes tratados com a dose mais alta conseguiram perder 25% ou mais do peso corporal após 72 semanas, contra 16,7% com a dose menor e nenhum participante do grupo placebo². Mesmo considerando os que descontinuaram o tratamento, a perda média com 7,2 mg foi de 18,7%, superior aos 15,6% da dose de 2,4 mg e 3,9% do placebo².

Embora os eventos adversos gastrointestinais tenham sido mais frequentes na dose de 7,2 mg, a taxa de eventos adversos graves foi menor em comparação à dose de 2,4 mg (6,8% contra 10,9%)². A Novo Nordisk também informou que essa nova dose está sob análise pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e em outros países, com previsão de decisão regulatória na União Europeia para o primeiro trimestre de 2026.

A obesidade é uma doença crônica, progressiva e complexa, que exige manejo a longo prazo⁴–⁶. Ela não deve ser vista apenas como uma questão de força de vontade, pois fatores biológicos, genéticos e ambientais influenciam a dificuldade de perder peso e mantê-lo⁴,⁶,⁷,⁸. A chegada de novas opções terapêuticas, como a semaglutida 7,2 mg, pode representar um avanço importante no tratamento da obesidade, beneficiando especialmente a saúde feminina, que muitas vezes enfrenta desafios específicos nessa jornada.

*Baseado na estimativa do produto em estudo; efeito estimado do tratamento caso todos os participantes tivessem aderido.
Baseado na estimativa de política de tratamento: efeito do tratamento independentemente da adesão.

Referências completas estão disponíveis na assessoria de imprensa da Novo Nordisk.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 98 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar