Reduzir o consumo de energia foi o maior desafio sustentável em 2025, revela estudo
Brasileiros querem adotar hábitos ecológicos, mas enfrentam barreiras como o alto custo dos produtos sustentáveis
Com o fim de 2025, cresce a reflexão sobre os hábitos sustentáveis adotados ao longo do ano. Um levantamento da Descarbonize Soluções, empresa especializada em energia solar e sustentabilidade, revelou que para 39% dos brasileiros reduzir o consumo de energia elétrica foi o maior desafio sustentável do ano. O estudo, realizado com 500 pessoas de todas as regiões do país, mostra que, apesar da intenção de adotar práticas mais responsáveis, a população ainda enfrenta obstáculos para manter esses hábitos no dia a dia.
O principal entrave apontado por 26% dos entrevistados é o alto custo dos produtos sustentáveis, seguido pela falta de tempo e rotina corrida (22%) e a ausência de políticas públicas efetivas (15%). Além da dificuldade em economizar energia, evitar o uso de plásticos descartáveis (32%) e diminuir o consumo de água (31%) também figuram entre os hábitos mais difíceis de manter, evidenciando que ações simples exigem disciplina e incentivos externos para se tornarem rotina.
Patrick von Schaaffhausen, CEO da Descarbonize Soluções, destaca que “a população está mais disposta a agir, mas ainda enfrenta algumas dúvidas nesse caminho ou mesmo desafios no dia a dia”. Ele ressalta ainda a importância do setor privado nesse cenário, já que 37% dos entrevistados consideram que as empresas realizaram apenas ações básicas ou pontuais em sustentabilidade em 2025, e 36% acreditam que a participação empresarial foi insuficiente.
Segundo Schaaffhausen, “a sustentabilidade precisa deixar de ser uma pauta de marketing e se consolidar como uma estratégia real, pois iniciativas pontuais não geram transformação real”. Ele alerta que consumidores estão atentos a marcas que utilizam o discurso sustentável apenas como fachada, o que pode levar à perda de credibilidade e engajamento.
O estudo também revela um misto de preocupação e esperança para o futuro. Mais da metade dos entrevistados prevê desastres naturais mais frequentes (56%) e escassez de recursos como água, energia e alimentos (52%). Apesar disso, 8 em cada 10 brasileiros pretendem adotar mais hábitos sustentáveis em 2026, principalmente na alimentação (58%), transporte (35%), consumo de roupas e acessórios (34%) e viagens (22%). Para Schaaffhausen, “ser sustentável não é abrir mão do conforto, mas repensar e se adaptar a partir das possibilidades”.
Com o Brasil em destaque na agenda global de sustentabilidade, especialmente com a COP30, o momento é decisivo para transformar a vontade da população em políticas públicas, inovação e acesso, consolidando um futuro mais sustentável para todos.
Este conteúdo foi elaborado com base em dados fornecidos pela assessoria de imprensa da Descarbonize Soluções.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



