Mackenzie Rio forma primeira turma de MBA em Inovação e Gestão de Saúde com oficiais do Exército

Curso pioneiro capacita militares para transformar a saúde no Exército Brasileiro com projetos inovadores

A Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio celebrou, no dia 12 de novembro, a formatura da primeira turma do MBA em Inovação e Gestão de Saúde, realizada em parceria com a Escola do Comando Maior do Exército (ECEME). O curso contou com a participação de 15 oficiais do Exército Brasileiro, entre médicos, enfermeiros, odontologistas e farmacêuticos, que concluíram uma formação de 360 horas ao longo de nove meses, mesclando aulas presenciais e online.

Durante a cerimônia, quatro formandos apresentaram seus trabalhos finais ao alto comando militar, destacando propostas práticas para o aprimoramento dos serviços de saúde nas unidades do Exército. Entre os temas abordados estavam a otimização na aquisição de materiais médicos em hospitais militares, a implantação de equipes de Agentes de Navegação em Saúde (ANS), a transformação do cuidado ao paciente crônico e os impactos orçamentários da incorporação de soldados femininos no sistema médico-hospitalar militar. Esses projetos já estão prontos para serem implementados, evidenciando que o curso ultrapassou a teoria, focando na melhoria real do atendimento aos pacientes.

O General Mario Eduardo Moura Sassone, comandante da ECEME, ressaltou a importância do aprendizado para os alunos e para os profissionais que atuam nos hospitais militares do Rio de Janeiro e Niterói. “Esse curso não apenas capacitou os meus alunos na ECEME, mas capacitou também muitos profissionais que atuam nos hospitais militares aqui no Rio de Janeiro e Niterói. Então é um ganho muito grande para o nosso exército!”, afirmou.

O General Marco Aurélio Nunes Pereira, diretor de Saúde do Exército, destacou a expectativa de que os conhecimentos adquiridos sejam aplicados imediatamente. “Não resta dúvida, que a partir de agora, nós utilizaremos todo o conhecimento adquirido aqui na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio. Eu não tenho dúvida que o nosso serviço de saúde, a partir do dia 20 de novembro, contará com profissionais do mais alto nível”, declarou.

O coordenador do MBA, Professor Wladmir Ventura, enfatizou a evolução dos alunos no uso de tecnologias, incluindo a inteligência artificial, para aprimorar estudos e resultados. Segundo ele, a turma representa um divisor de águas para o ensino na ECEME e promete uma saúde do Exército inovadora, capaz de otimizar custos e atender melhor a família militar.

O curso foi cuidadosamente adaptado para garantir excelência, mesmo com o formato híbrido, conforme explicou o Professor Dr. Anderson Dias Cezar, coordenador de Pós-graduação e Pesquisa da Faculdade Mackenzie Rio. Ele ressaltou o desafio e a missão de cuidar do ser humano, destacando a importância da inovação e da estrutura pedagógica flexível.

Por fim, o Coronel médico Milson Charles de Almeida Faria falou sobre o impacto transformador do MBA na vida dos formandos, que integraram ciência, gestão e liderança militar para buscar soluções inéditas para a saúde militar e pública.

Com a entrega dos certificados, os oficiais estão agora preparados para aplicar seus conhecimentos em suas próximas missões, contribuindo para a modernização e eficiência da saúde no Exército Brasileiro.

Este conteúdo foi produzido com informações da assessoria de imprensa da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 82 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar