Programa Acredita no Primeiro Passo é destaque em seminário internacional do Mercosul
Iniciativa brasileira de inclusão socioeconômica será apresentada a países da América do Sul em evento gratuito em Brasília
O Programa Acredita no Primeiro Passo, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), será apresentado como uma referência em inclusão socioeconômica durante o Seminário Internacional sobre os Desafios da Proteção Social no Mercosul. O evento acontecerá na próxima quinta-feira (27.11), em Brasília, e é aberto ao público com entrada franca.
Lançado em 2024, o programa tem como objetivo principal mobilizar oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social, promovendo geração de trabalho e renda por meio de três eixos fundamentais: acesso ao emprego, qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo. Em apenas um ano, o Acredita no Primeiro Passo registrou mais de 169 mil operações de microcrédito, totalizando repasses superiores a R$ 1,5 bilhão para famílias inscritas no Cadastro Único.
Um exemplo inspirador é o da costureira Josyane do Nascimento, beneficiária do programa. Inscrita no Cadastro Único e beneficiária do Bolsa Família há 16 anos, Josyane utilizou o crédito para adquirir máquinas e equipamentos, ampliando seu local de trabalho e otimizando a produção. “Essa máquina foi o primeiro passo para eu deixar de ser apenas uma costureira e virar dona do meu negócio. O Acredita faz o sonho sair do papel”, afirmou.
Para o ministro do MDS, Wellington Dias, o programa demonstra que “quando o Estado oferece oportunidade, há transformação social e econômica”. Ele destaca que o Acredita no Primeiro Passo é uma política que fortalece a autonomia das famílias, gera renda e abre caminhos reais para quem mais precisa. Apresentar essa experiência ao Mercosul reforça a importância da cooperação regional para construir inclusão socioeconômica conjunta.
Reconhecido por organismos internacionais como o Banco Mundial, BID, G20 Social e a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, o programa tem se consolidado como uma referência em políticas de inclusão produtiva e inovação social. Sua metodologia, que articula políticas públicas, empresas e territórios, tem despertado interesse de governos e instituições em diversos países, posicionando o Brasil como protagonista na agenda da inclusão socioeconômica.
No seminário, o tema será debatido na mesa “Inclusão Socioeconômica e Geração de Renda”, às 10h45, com a participação do ministro Wellington Dias, representantes do Uruguai, Equador, Colômbia, Banco Interamericano de Desenvolvimento e da organização social Fome de Tudo.
O evento, promovido pelo MDS e pelo Instituto Social do Mercosul (ISM), integra a agenda de cooperação do bloco regional e foi proposto pela Presidência Pro Tempore Brasileira. A programação inclui mesas temáticas sobre políticas sociais integradas, registros sociais, inclusão socioeconômica e mecanismos de cooperação regional e internacional.
Além disso, na parte da tarde do mesmo dia, ocorrerá a XLVI Reunião de ministros e autoridades de Desenvolvimento Social do Mercosul (RMADS), no Itamaraty, em Brasília. O encontro visa fortalecer estratégias de inclusão socioeconômica no bloco, com foco na redução das desigualdades e ampliação das oportunidades de trabalho e renda.
O Seminário Internacional sobre os Desafios da Proteção Social no Mercosul é uma oportunidade para conhecer e debater políticas inovadoras que promovem a transformação social, especialmente para mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade, reforçando a importância da cooperação regional para o desenvolvimento social sustentável.
Serviço:
Data: 27 de novembro
Horário: das 9h às 17h
Local: Esplanada dos Ministérios, Bloco A, Auditório do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Brasília – DF
Entrada franca e aberta ao público.
Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



