Pernambucano Justino Pedro da Silva conquista vice-campeonato na Maratona de Curitiba 2025

Atleta da APA Petrolina mantém desempenho de destaque em prova histórica com recorde de participantes e premiação inédita

Neste domingo, 23 de novembro de 2025, o pernambucano Justino Pedro da Silva, atleta da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), conquistou o vice-campeonato da Maratona de Curitiba. Com um tempo de 2h17min35, Justino ficou atrás apenas do paulista Ederson Vilela, que venceu a prova com 2h15min13. Este resultado reafirma a consistência do atleta na competição, já que em 2023 ele também terminou em segundo lugar na capital paranaense.

A Maratona de Curitiba de 2025 foi marcada por um recorde histórico: reuniu 16,2 mil corredores, tornando-se a maior edição da história da prova. Além do número expressivo de participantes, o evento se destacou pela maior premiação já oferecida entre as maratonas da América do Sul neste ano, com mais de R$ 604 mil distribuídos entre as categorias masculina e feminina.

Justino destacou a dificuldade da prova e o alto nível dos competidores. “Foi uma prova dura, de altíssimo nível, mas consegui manter o foco. Estou satisfeito com a segunda colocação e agradeço a Deus por mais essa conquista. Parabenizo também a organização, uma prova excelente e muito bem estruturada. Se Deus quiser, no próximo ano estarei aqui novamente, buscando chegar ao lugar mais alto do pódio”, afirmou o atleta.

Após a maratona, Justino já direciona sua preparação para a Corrida Internacional de São Silvestre, que acontece em 31 de dezembro, em São Paulo. Ele tem como melhor resultado nesta prova o sétimo lugar, alcançado em 2021 e 2022. “A São Silvestre é uma prova que a gente não pode deixar de participar. E, por ser uma edição centenária, tem um significado ainda mais especial. Vamos nos preparar para chegar bem e, quem sabe, brigar por um lugar no pódio”, comentou.

A APA Petrolina, clube do atleta, é referência no Nordeste por seu impacto social e esportivo. Com 22 anos de atuação, a associação já beneficiou mais de 2.500 pessoas, promovendo o atletismo desde a base até o alto rendimento. Reconhecida nacionalmente como modelo de inclusão social e desempenho esportivo, a APA é o único clube de atletismo no Nordeste certificado pela Lei Pelé e lidera projetos financiados pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, atendendo centenas de crianças com e sem deficiência em diversas cidades da região.

Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa da APA Petrolina e da organização da Maratona de Curitiba.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 84 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar