Yamaha impulsiona mulheres no universo das motos com programa de mecânica básica e mais de 4.000 participantes

Iniciativa pioneira oferece conhecimento prático e fortalece a autonomia feminina na manutenção e pilotagem de motocicletas

A Yamaha Motor do Brasil vem se destacando no fortalecimento da presença feminina no universo das duas rodas por meio do programa Mecânica Yamaha para Mulheres (MYM). Desde seu lançamento em 2024, a iniciativa já impactou 4.150 mulheres em todo o país, oferecendo aulas teóricas e práticas que ensinam mecânica básica, manutenção preventiva e dicas de pilotagem.

Em 2025, o programa atingiu um marco importante ao ultrapassar a marca de 2.000 participantes somente nos eventos realizados em maio e outubro nas concessionárias autorizadas, dobrando o número registrado anteriormente. O MYM tem como foco principal capacitar as mulheres para que possam realizar verificações essenciais, como o nível de óleo, fluidos, regulagem da transmissão final, sistema de freios, calibragem de pneus e cuidados gerais com motos e scooters.

Cíntia Faccin, gerente da Universidade Yamaha, destaca que “o objetivo da Yamaha com o MYM é reforçar o compromisso da marca com a inclusão e o empoderamento feminino, promovendo a conscientização sobre a importância das verificações e manutenções de motocicletas e scooters, garantindo que nossas oficinas sejam espaços acolhedores e acessíveis para todos os públicos.”

O crescimento do programa acompanha uma tendência nacional de aumento da presença feminina no trânsito. Dados da SENATRAN/IBGE, divulgados pela Abraciclo, mostram que o Brasil conta atualmente com 9,46 milhões de mulheres habilitadas na categoria A, um crescimento de 69,5% na última década. São Paulo lidera em números absolutos, com 2,82 milhões de habilitadas.

A Yamaha, que iniciou suas operações no Brasil na década de 1970, mantém uma ampla rede de 590 pontos de venda autorizados e emprega mais de 4.500 funcionários diretos no país. Em 2024, a empresa alcançou a marca de cinco milhões de motocicletas produzidas no Brasil e lançou o modelo NEO’S CONNECTED, o primeiro elétrico fabricado localmente. Além disso, a Yamaha está comprometida com metas ambientais e sociais, incluindo a neutralidade de carbono até 2050 e a reciclagem total dos resíduos até 2035.

Com o MYM, a Yamaha reafirma seu compromisso em promover a inclusão e o empoderamento feminino, oferecendo conhecimento prático e segurança para que cada vez mais mulheres possam desfrutar da liberdade e autonomia proporcionadas pelo universo das motocicletas.

Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa da Yamaha Motor do Brasil.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 80 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar