O dia em que a internet parou: Entenda o “Erro 500” que derrubou o ChatGPT, Canva e milhares de sites

Se você achou que o problema era o seu Wi-Fi ou que tinha sido hackeada, calma! A falha foi global e afetou gigantes da tecnologia nesta terça-feira (18).

Você tentou abrir o ChatGPT para trabalhar e deu de cara com uma tela branca? Foi postar no X (antigo Twitter) e o feed não carregou? Ou talvez tentou acessar aquele design urgente no Canva e recebeu uma mensagem de “Internal Server Error”?

Se você passou a manhã desta terça-feira (18) reiniciando o roteador ou achando que seu computador estava com vírus, respire aliviada: o problema não é com você.

Uma falha massiva na infraestrutura da Cloudflare — uma das empresas mais importantes (e invisíveis) da internet — causou um “apagão” digital que afetou milhares de serviços ao redor do mundo, inclusive aqui no Brasil.

Mas o que é Cloudflare e por que ela “quebrou” a internet?

 

Pense na Cloudflare como os “seguranças” e os “controladores de tráfego” da internet. Ela protege sites contra ataques e garante que eles carreguem rápido. Quando você acessa uma loja online ou um app de banco, é muito provável que sua conexão passe pelos servidores deles antes de chegar ao destino.

Hoje de manhã, por volta das 08h50, esses servidores sofreram uma instabilidade interna crítica. O resultado? O “segurança” parou de deixar as pessoas entrarem nos sites.

Para nós, usuárias, isso apareceu na forma do temido Erro 500 ou mensagens pedindo para “desbloquear challenges.cloudflare.com”.

Quem foi afetado?

 

A lista é longa e atingiu em cheio a rotina de trabalho e lazer de muita gente:

  • Produtividade: ChatGPT (OpenAI), Canva, Discord.

  • Redes Sociais: X (Twitter).

  • Serviços: Sites de notícias, e-commerces e até aplicativos de bancos brasileiros apresentaram lentidão.

  • Curiosidade: Até o DownDetector, site que usamos para ver se a internet caiu, saiu do ar!

O que fazer agora?

 

A Cloudflare informou que já identificou o problema e implementou uma correção perto do meio-dia. Aos poucos, os sites estão voltando ao normal, mas você ainda pode notar alguma lentidão.

3 Dicas de Ouro para quando isso acontecer de novo:

  1. Não entre em pânico: Se vários sites pararem ao mesmo tempo, raramente o problema é no seu computador.

  2. Não mude suas senhas: Erros de servidor (como o 500 ou 502) não significam que sua conta foi invadida.

  3. Espere antes de limpar tudo: Limpar o cache do navegador ou reinstalar aplicativos não resolve falhas globais e só vai te dar o trabalho de fazer login em tudo novamente depois.

E por aí, sua manhã também foi caótica sem essas ferramentas? Conta pra gente nas redes sociais do Afina Menina!

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar