Reprogramando a Mente para 2026: Lições de Foco e Superação Inspiradas no Esporte
Como a disciplina e a resiliência do mundo esportivo podem transformar sua vida pessoal e profissional no novo ano
Esta é a época do ano em que fazemos um verdadeiro balanço das nossas vidas e planejamos as mudanças que queremos a partir de janeiro. Afinal, um novo ciclo se inicia e, com ele, as promessas de uma vida nova e melhor. Aconselho que considerem a prática de esportes para 2026. Digo isso não apenas por questões de saúde física, mas também por outros benefícios que descobri há 20 anos, quando iniciei no enduro de moto.
Praticar esportes é muito mais do que competir – é aprender lições profundas sobre disciplina, foco e superação. Seja uma corrida de rua ou um treino de boxe, cada desafio traz oportunidades para testar limites, fortalecer a mente e descobrir do que somos realmente capazes.
O esporte ensina que a concentração é uma habilidade treinável — e que manter-se fiel ao objetivo, mesmo diante das distrações e das dificuldades, é o que diferencia quem sonha de quem realiza. E o principal responsável pelo alcance de grandes resultados na prática de esportes é o foco. Porque, atrás de cada conquista do atleta, há horas de preparo, repetição e persistência. Assim como em uma empresa ou projeto pessoal, é o foco que transforma intenção em resultado.
A prática do enduro como esporte mudou radicalmente a minha vida: passei a me aventurar pelo Brasil afora testando os meus limites e ultrapassando as minhas barreiras pessoais em cima de uma moto. A partir de então, passei a aplicar todos os ensinamentos que estava aprendendo naquela nova atividade às minhas atividades como empresário. Foi pilotando uma moto em alta velocidade e em terrenos hostis que passei a enxergar a importância do autocontrole e da liderança para a vida, por exemplo.
Além disso, foi nas pistas também que tive um insight importante sobre os diferentes tipos de liderança no esporte e no mundo dos negócios. Encontrei uma forma de ajudar outras pessoas colocando em um livro tudo o que aprendi sobre superação, dificuldades, desafios, comportamento humano e atitudes de liderança. Acredito que posso, dessa forma, ajudar o leitor em diversas áreas da vida, mostrando-o como um líder pode alcançar a autorrealização.
No esporte, a derrota é inevitável — e necessária. Ela é importante porque nos ensina a lidar com frustrações, a rever estratégias e a recomeçar com mais força. Cada obstáculo, lesão ou falha é um convite à superação. A verdadeira vitória não está apenas no pódio, mas na capacidade de levantar-se, adaptar-se e seguir em frente, mesmo quando o corpo e a mente dizem “não”.
Então, que tal reprogramar a sua mente em 2026 com a prática de esportes? É enriquecedor quando entendemos que nenhum resultado vem de um dia para o outro e o quão importante são o planejamento e a constância — duas virtudes também essenciais na vida profissional. Treinar todos os dias, respeitar o processo e comemorar as pequenas vitórias são atitudes que constroem grandes resultados ao longo do tempo.
O esporte nos ensina que o sucesso é compartilhado. Ele também forma líderes que inspiram pelo exemplo — aqueles que motivam, escutam e impulsionam o grupo a ir além. O esporte é um espelho da vida. Ele nos lembra que foco e superação não são dons, mas escolhas diárias, que exigem coragem, paciência e autoconhecimento. Mais do que vencer adversários, o verdadeiro aprendizado está em vencer a si mesmo — e descobrir, a cada desafio, que somos sempre capazes de ir um pouco mais longe.
Por Edson Gatto
diretor executivo da ERG Life, especialista em saúde suplementar e autor do livro Liderança & Enduro: desafios do mundo empresarial e do esporte
Artigo de opinião



