Empreender com Propósito: 4 Passos Essenciais para Construir um Negócio Sólido e Sustentável
Como planejamento, liderança e adaptação podem transformar ideias em empresas duradouras e de sucesso
O número de brasileiros que decidiram investir no sonho do próprio negócio continua em alta e reflete um novo momento da economia nacional. Segundo dados do Sebrae, com base no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal, o Brasil ultrapassou a marca de 3,4 milhões de novos pequenos negócios abertos até agosto de 2025, um crescimento de 18,7% em relação ao mesmo período de 2024. O avanço conta com o protagonismo dos microempreendedores individuais (MEIs) que, mesmo diante de um cenário econômico desafiador, continuam vendo nos negócios próprios uma forma de garantir renda e autonomia profissional.
Segundo Surama Jurdi, mentora que tem como missão transformar pessoas e empresas em cases de sucesso, esse é o primeiro passo para quem sonha empreender, mas é preciso alcançar um resultado sustentável, e isso é possível através de planejamento estratégico, disciplina, clareza de propósito e vontade incondicional de fazer acontecer e rentabilidade. “É preciso compreender o valor que você entrega, e acima de tudo entender a solução que oferece ao consumidor. Quando o empreendedor não conhece o seu público, nem a dor solucionada, o negócio já nasce com falhas”, comenta a CEO e fundadora da Surama Jurdi Academy, ecossistema global de educação empresarial.
Para evitar erros comuns, a especialista compartilha dicas para quem deseja empreender com propósito e crescer com desenvolvimento sustentável. Confira:
Não empreenda “sozinho” e aprenda com os erros
Tentar fazer tudo por conta própria é um dos maiores erros, por isso busque conhecimento, mentoria e apoio desde o início. Errar faz parte do processo, mas o segredo está em errar rápido, aprender e ajustar com agilidade.
Planeje suas finanças
Mantenha um fluxo de caixa saudável, política de preços clara, margens bem definidas e fôlego financeiro. Sem isso, até a melhor ideia pode fracassar. Empreender é colocar o coração no negócio, mas também exige olhar analítico e domínio dos números.
Lidere com energia e inteligência emocional
É preciso ser um líder com foco, resiliência e clareza de propósito para conseguir gerar resultados de alta performance com a equipe. Não desista diante das primeiras dificuldades. Persistência é o combustível dos empreendedores de sucesso.
Adapte-se constantemente
O mercado e o consumidor mudam o tempo todo, quem não se adapta, fica para trás. Essa capacidade de se reinventar é o que diferencia negócios que apenas sobrevivem, daqueles que crescem.
Um bom exemplo vem de Marcos Schütz, fundador da VendaComChat, empresa especializada em automação de vendas via WhatsApp. Em apenas três anos, ele percebeu uma nova oportunidade de expansão e passou a oferecer licenciamento para quem deseja empreender no mesmo modelo.
Para o empresário, o avanço da empresa reflete uma transformação no perfil do empreendedor brasileiro. “O microempreendedor hoje, já tem consciência da importância da tecnologia, e busca ferramentas acessíveis para profissionalizar o atendimento e escalar as vendas. Com automação e metodologia comercial, pequenos negócios conseguem competir com grandes redes e gerar resultados consistentes. Mesmo quando o cenário é desafiador, o brasileiro não desiste. Ele busca oportunidades, aprende rápido e transforma ideias simples em negócios reais. É essa capacidade de se reinventar que mantém o país em movimento e faz o empreendedorismo crescer cada vez mais”, afirma Schütz.
A especialista Surama Jurdi ainda complementa que uma empresa com resultado sustentável precisa de estruturas sólidas, simples e eficientes. “É o que denomino de atrito zero, que significa ter o produto certo para o público-alvo correto, com uma proposta de valor clara. Esse conceito é fundamental porque os clientes de hoje esperam comprar de forma rápida, simples, prática e objetiva. Essa proposta não se aplica apenas à experiência do cliente, mas também à operação interna da empresa, quanto menos etapas e processos complexos, mais eficiente se torna o negócio. Companhias que combinam estratégia, propósito e execução disciplinada são aquelas que conseguem não apenas nascer, mas crescer e permanecer no mercado por décadas”, conclui.
Por Surama Jurdi
Mentora, CEO e fundadora da Surama Jurdi Academy, ecossistema global de educação empresarial
Artigo de opinião



