Como garantir a efetivação no trabalho temporário: dicas essenciais para se destacar
Aproveite as oportunidades do emprego temporário para conquistar uma vaga permanente com atitudes que impressionam gestores
A temporada de empregos temporários está chegando com tudo no Brasil, e para muitos, principalmente para os jovens, é a oportunidade perfeita para se consolidar na posição, sendo efetivado. Tradicionalmente, períodos como Black Friday, Natal e Réveillon são épocas quentes para o emprego temporário no comércio, somados ao verão em pontos turísticos.
Dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) mostram que, em média, 22% dos trabalhadores temporários acabam sendo efetivados quando o contrato termina, número superior aos 20% registrados um ano antes.
Para Karina Pelanda, gerente de recrutamento e seleção da RH NOSSA, a efetivação depende muito do desempenho do colaborador e do gestual diário:
“Quando há uma demanda alta, o trabalho temporário já é encarado como uma prova, um atalho para vagas permanentes desde que o colaborador seja realmente aplicado e mostre que quer a oportunidade.”
A especialista dá 3 dicas para os temporários que desejam conseguir a manutenção do emprego depois das festas.
A sempre procurada proatividade
Ter capacidade para descobrir e resolver problemas antes mesmo de serem solicitados pode ser um chamariz para os gestores e recrutadores. Atitudes proativas mostram que a pessoa está madura para assumir responsabilidades e se destacar:
“Quem não desejaria ter um colaborador sério, atento e preocupado com o andamento das operações? Esta sempre foi uma habilidade comportamental apreciada e, se a pessoa puder demonstrar isso trabalhando, melhor ainda.”
Relacionamento interpessoal
Levar o horário de trabalho a sério, ter uma postura positiva junto aos colegas e manter uma boa relação com diferentes áreas da empresa mostram aos contratantes que aquele profissional pode agregar valor à empresa, despertando assim a motivação para efetivação.
Querer aprender
Estar interessado em saber executar as rotinas é outro ponto-chave que aumenta as chances de efetivação. Trabalho temporário é o momento de aprender o máximo de tarefas, perguntando para superiores e colegas:
“Envolve entender a cultura da empresa, seus processos internos e as motivações. Quando tiver um treinamento, participe. Uma palestra? Assista! Mostrar que está querendo saber mais sobre o lugar onde trabalha aumenta a confiança dos gestores.”
Por Ediney Giordani
Assessor de imprensa da RH NOSSA
Artigo de opinião



