Tatuar os dentes: moda perigosa que pode prejudicar sua saúde bucal
A nova tendência entre jovens compromete o esmalte dentário e traz riscos irreversíveis, alertam especialistas
A tatuagem nos dentes é uma tendência que vem ganhando espaço entre os jovens, mas especialistas alertam para os riscos que esse procedimento pode trazer à saúde bucal. Segundo informações da assessoria de imprensa da Clínica Tehari, essa moda, que surgiu inicialmente em países asiáticos, tem se espalhado pelo mundo como uma forma de expressão, porém, pode causar danos irreversíveis ao esmalte dentário.
O dentista e sócio-fundador da Clínica Tehari, Dr. Pedro Paulo Dalla Rosa, explica que o esmalte dos dentes é o material mais rígido do corpo humano, até mais resistente que os ossos. No entanto, ao contrário dos ossos, o esmalte não tem capacidade de regeneração. “O esmalte dentário é o material mais rígido, mais firme que nós temos no corpo. Maior até que nossos ossos. Só que, ao contrário dos ossos, que possibilita uma regeneração óssea, nessa estrutura isso não é possível”, afirma o especialista.
O problema principal está no modo como a tatuagem é aplicada. Geralmente, a tatuagem é fixada ou colada diretamente sobre o esmalte, que precisa ser desgastado para que o procedimento seja realizado. “Esse esmalte é um material que tem de ser preservado, pois ele funciona como proteção primária dos dentes, como se fosse um capacete do elemento dentário”, explica Dr. Pedro Paulo. O desgaste do esmalte é irreversível e pode levar a diversos problemas dentários a longo prazo, criando um ambiente propício para a proliferação de bactérias que comprometem a estrutura dos dentes.
Por isso, o especialista é categórico ao contraindicar esse tipo de procedimento: “Depois do desgaste, os dentes não voltam a ser o que eram antes. E isso pode resultar em diversos problemas dentários em longo prazo. Sem o devido cuidado, isso cria um ambiente propício para proliferação de bactérias que podem acometer a estrutura dentária. Então não é indicado de maneira nenhuma fazer esse tipo de procedimento.”
Além dos riscos físicos, o dentista ressalta a importância de refletir sobre a relação entre moda e saúde. “Será que não existe uma maneira de nos expressarmos sem sacrificarmos ou comprometermos a saúde do corpo? Ainda mais com a importância que os dentes têm na qualidade de vida, mastigação, fala. Temos que pensar não somente na saúde do dente hoje, mas daqui 10, 20, 25 anos. A moda não pode ser mais cara que a saúde odontológica”, conclui.
Portanto, antes de aderir a essa tendência, é fundamental considerar os impactos que a tatuagem nos dentes pode causar, priorizando sempre a saúde e o bem-estar a longo prazo. A beleza e a expressão pessoal não devem comprometer a integridade do sorriso, que é essencial para a qualidade de vida.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



