Por que cães e gatos enxergam o mundo em cores diferentes das nossas?
Entenda como a visão dicromática dos pets influencia seu comportamento e escolha de brinquedos
Você já parou para pensar como seu cão ou gato realmente enxerga o mundo ao seu redor? Embora seja comum ouvir que esses animais veem apenas em preto e branco, a realidade é um pouco diferente e muito mais interessante. Com base em informações da assessoria de imprensa do Nouvet, centro veterinário hospitalar de São Paulo, vamos explicar por que cães e gatos percebem as cores de forma distinta dos humanos e o que isso significa para o dia a dia deles.
A chave para essa diferença está na estrutura dos olhos, especificamente na retina, onde existem células chamadas bastonetes e cones. Enquanto os bastonetes são responsáveis por detectar movimentos e enxergar em ambientes com pouca luz, os cones captam as cores e detalhes das imagens. Humanos possuem três tipos de cones, o que lhes permite enxergar um espectro amplo de cores (visão tricromática). Já cães e gatos têm apenas dois tipos de cones, o que resulta em uma visão dicromática, focada principalmente nos tons de azul e amarelo.
Na prática, isso significa que cores como vermelho e verde, muito comuns em brinquedos e objetos domésticos, não são percebidas da mesma forma pelos pets. O vermelho aparece para eles como um tom de cinza escuro ou marrom, enquanto o verde se assemelha a um amarelo desbotado. Por isso, escolher brinquedos em azul e amarelo pode tornar a brincadeira mais atraente e estimulante para seu animal.
Além da percepção de cores, cães e gatos têm outras habilidades visuais superiores aos humanos. Eles possuem uma quantidade muito maior de bastonetes, o que lhes garante uma visão noturna excepcional. Essa característica é reforçada pela presença do tapetum lucidum, uma camada refletora que amplifica a luz que entra no olho, fazendo com que seus olhos brilhem no escuro. Essa adaptação é fundamental para a caça e a sobrevivência desses animais, que também têm uma sensibilidade muito maior a movimentos sutis, facilitando a captura de presas ou brinquedos em deslocamento.
Para os tutores, essas informações são valiosas na hora de escolher brinquedos e objetos para os pets. Priorizar cores que eles enxergam melhor, como azul e amarelo, e apostar em formatos e contrastes que estimulem o instinto de caça, contribui para o bem-estar físico e mental dos animais. Assim, além de garantir diversão, você ajuda a manter seu cão ou gato saudável e ativo.
Entender como nossos companheiros veem o mundo é fundamental para melhorar a convivência e oferecer a eles uma rotina mais rica e adequada às suas necessidades. Com essas dicas, fica mais fácil proporcionar momentos de lazer que realmente façam a diferença para seu pet.
Se quiser saber mais sobre cuidados e comportamento dos seus animais, continue acompanhando nosso conteúdo!
—
Este texto foi elaborado com base em informações fornecidas pela assessoria de imprensa do Nouvet, centro veterinário hospitalar de São Paulo.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



