Mulheres lideram mudanças no consumo de energia e apostam em tecnologia sustentável
Pesquisa revela que o público feminino adapta hábitos e planeja usar dispositivos inteligentes para reduzir gastos com energia
Com o aumento constante no valor da conta de energia, as mulheres têm se destacado como protagonistas na adoção de hábitos que visam a redução do consumo elétrico em casa. É o que revela a pesquisa “Futuro da Energia”, realizada pela LUZ em parceria com o instituto Futuros Possíveis, que analisou o comportamento dos consumidores brasileiros diante dos desafios do setor energético.
De acordo com o estudo, 65% das mulheres afirmam ter mudado seus hábitos de consumo em resposta ao aumento da conta de luz, percentual superior ao dos homens, que é de 59%. Entre as ações mais comuns adotadas pelo público feminino estão o desligamento de aparelhos da tomada, prática adotada por 63% delas, e a evitação do uso de eletrodomésticos que consomem muita energia, com 52% de adesão. Esses números indicam uma postura proativa e imediata para conter os impactos financeiros no orçamento doméstico.
Além das medidas práticas, as mulheres demonstram grande interesse em soluções tecnológicas para tornar o consumo de energia mais eficiente e sustentável. O levantamento aponta que 88% do público feminino considera importante ter alternativas à fornecedora atual de energia, enquanto 64% planejam instalar dispositivos elétricos inteligentes nos próximos dois anos. Ainda, 31% já instalaram ou pretendem investir em energia solar ou outras fontes alternativas, evidenciando uma busca por autonomia e sustentabilidade.
Débora Mota, head de Inovação da LUZ, destaca que “os dados mostram o alto interesse das mulheres por tecnologia. A adesão a soluções como aplicativos de gestão de energia ou energia solar só não é maior porque há barreiras práticas a serem transpostas como custo e complexidade de instalação”. O custo é apontado como o principal obstáculo por 63% das entrevistadas, seguido pela complexidade da instalação, mencionada por 16%. Segundo a executiva, “quando essas barreiras são resolvidas, o público feminino está entre os primeiros a adotar novas tecnologias”.
A pesquisa “Futuro da Energia” foi realizada entre 14 de março e 2 de abril de 2025, com 2.089 consumidores brasileiros com 25 anos ou mais, responsáveis pelo pagamento da conta de energia. O estudo traz insights importantes sobre as percepções, comportamentos e expectativas diante da transição energética global, destacando o papel ativo das mulheres na busca por soluções que garantam previsibilidade e sustentabilidade no consumo de energia.
Esses dados reforçam a importância de incentivar e facilitar o acesso a tecnologias que promovam o consumo consciente e sustentável, especialmente para o público feminino, que demonstra ser um agente fundamental na transformação dos hábitos domésticos em prol de um futuro energético mais equilibrado e responsável.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



