Itaipu destaca participação social para o desenvolvimento sustentável na COP30

Painel na COP30 reforça a importância da governança participativa e da Agenda 2030 nos territórios brasileiros

Na COP30, realizada em Belém, a Itaipu Binacional promoveu um painel que destacou a importância da participação social no desenvolvimento sustentável. O evento, realizado no Pavilhão Brasil da Zona Verde, reuniu lideranças e especialistas para debater a governança participativa como ferramenta essencial para a implementação da Agenda 2030.

O side event intitulado “Não deixar ninguém para Trás: Governança Participativa e Agenda 2030” contou com a presença da primeira-dama Janja Lula da Silva, enviada especial das mulheres para a COP30 e embaixadora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, além do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, e do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri. A moderação ficou a cargo do engenheiro agrônomo Luiz Antônio Ferraro Junior.

Durante o painel, Janja ressaltou que os ODS precisam ser incorporados ao planejamento público local. “Os ODS precisam aterrissar nos territórios. Por isso, é necessária a participação das lideranças locais e de prefeitos. É nas cidades que as coisas acontecem e os ODS podem e devem orientar a gestão das cidades, vinculando o orçamento às metas da Agenda 2030.” Ela também defendeu a proposta brasileira do ODS 18, que trata da Igualdade Racial, buscando ampliar sua adesão internacional.

O ministro Guilherme Boulos destacou a relevância do painel ao integrar três agendas fundamentais: ação climática, redução das desigualdades e defesa da democracia. Ele enfatizou que a Agenda 2030 não pode ser restrita a governos e instituições multilaterais, mas deve fortalecer a participação da sociedade civil. “O governo Lula tem agido para fortalecer essa participação”, afirmou.

Para a Itaipu, a Agenda 2030 representa um compromisso institucional, ético e prático. Enio Verri explicou que os ODS orientam diversas iniciativas da empresa, especialmente nos objetivos ligados à água e saneamento (ODS 6), energia limpa (ODS 7), ação climática (ODS 13) e parcerias para o desenvolvimento sustentável (ODS 17). Ele também destacou a importância do reconhecimento dos impactos históricos sobre populações indígenas, afirmando que “não há futuro sustentável sem justiça histórica”.

O Programa de Governança Participativa da Itaipu envolve mais de 1.500 organizações em 21 núcleos que abrangem 434 municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul. Suhellen Iurk, representante dos Núcleos de Cooperação Socioambiental, explicou que o programa promove um diálogo inclusivo, envolvendo diversos atores sociais, como catadores de materiais recicláveis e agricultores familiares, independentemente de filiação partidária ou ideológica.

Além do painel, a Itaipu participou do evento “Balanço Ético Global: a Agenda 2030 e a missão do CNODS”, que discutiu os desafios da implementação da Agenda 2030, especialmente no enfrentamento das desigualdades e os impactos da crise climática sobre minorias, incluindo mulheres, pessoas negras e pobres. Na ocasião, foi anunciado o apoio da Itaipu à primeira Conferência Nacional dos ODS, que será promovida pela Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS) em 2026.

Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, atuando desde 1984 com compromisso social e ambiental para contribuir com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.

Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa da Itaipu Binacional.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 96 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar