Instituto Eumelanina celebra o Dia Mundial do Hip-Hop com evento e campanha de apoio a jovens periféricos
Mobilização cultural em Salvador une arte, música e solidariedade para fortalecer projetos sociais em 2026
O Instituto Social Eumelanina de Arte, Cultura e Educação promove no próximo sábado (15) o evento “Vamos celebrar o Hip-Hop”, em homenagem ao Dia Mundial do Hip-Hop, comemorado em 12 de novembro. A iniciativa, que acontece na Quadra de Tubarão, em Paripe, Salvador, a partir das 9h, tem como objetivo principal arrecadar recursos para a campanha “Di Kebrada a Gente Avança”. Essa campanha visa garantir a continuidade dos projetos sociais da instituição voltados para as juventudes das periferias da cidade.
O evento contará com diversas atividades culturais, como Cypher Dance, mic aberto, apresentações musicais e live paint, criando um espaço para que artistas locais expressem sua arte e, posteriormente, revertam suas criações para apoiar as ações do Instituto em 2026. Essa mobilização reforça o papel do hip-hop como ferramenta de transformação social, levando acolhimento, conhecimento, ancestralidade e respeito para jovens periféricos, ampliando suas possibilidades de futuro.
Fundado em 2017, o Instituto Eumelanina já impactou diretamente mais de mil pessoas e beneficiou 17 estados brasileiros com suas ações. Em 2025, foram contratados mais de 100 profissionais e desenvolvidas dezenas de atividades para a população. Segundo Udi Santos, Coordenadora Geral do Instituto, “manter uma instituição como o Instituto Eumelanina não é simples, mas é essencial. Nós acreditamos que a arte e a cultura são caminhos reais de transformação para a juventude preta e periférica. Cada projeto que realizamos é uma semente de futuro plantada nas quebradas e essa campanha é sobre garantir que esses sonhos continuem acontecendo.”
Além das doações financeiras, a campanha “Di Kebrada a Gente Avança” aceita contribuições em materiais, móveis e equipamentos, como computadores, instrumentos musicais e caixas de som, essenciais para a realização das atividades. Profissionais de diversas áreas também podem colaborar oferecendo seus serviços voluntários, fortalecendo ainda mais a rede de apoio aos jovens.
Com oito anos de atuação, o Instituto Eumelanina segue firme na missão de construir uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva, utilizando o hip-hop como principal ferramenta para promover arte, cultura e educação nas periferias de Salvador. Para participar dessa corrente do bem e contribuir com doações, basta entrar em contato pelo perfil oficial no Instagram @institutoeumelanina.
Este post foi produzido com informações da assessoria de imprensa do Instituto Eumelanina, reforçando a importância do engajamento coletivo para transformar realidades por meio da cultura e da arte.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



