Instituto Eumelanina celebra Dia Mundial do Hip-Hop com evento e campanha de apoio à juventude periférica

Movimento cultural e social une arte, música e solidariedade para fortalecer projetos nas periferias de Salvador

Com dados da assessoria de imprensa, o Instituto Social Eumelanina de Arte, Cultura e Educação promove no próximo sábado (15) o evento “Vamos celebrar o Hip-Hop”, em homenagem ao Dia Mundial do Hip-Hop, comemorado em 12 de novembro. A iniciativa visa não apenas celebrar a cultura hip-hop, mas também arrecadar recursos para a campanha “DiKebrada a gente avança”, que apoia a continuidade dos projetos da instituição voltados para as juventudes das periferias de Salvador.

O encontro acontecerá a partir das 9h na Quadra de Tubarão, em Paripe, reunindo atividades como Cypher Dance, mic aberto, apresentações musicais e live paint. O evento será um espaço para que artistas locais expressem suas artes, que posteriormente serão revertidas para fortalecer as ações do Instituto em 2026.

Fundado em 2017, o Instituto Eumelanina utiliza a cultura hip-hop como ferramenta de transformação social, promovendo acolhimento, conhecimento, ancestralidade e respeito. Atualmente, mais de mil pessoas já foram impactadas diretamente pelas ações da instituição, que alcança 17 estados brasileiros. Em 2025, mais de 100 profissionais foram contratados para desenvolver dezenas de atividades voltadas para a população periférica.

Segundo Udi Santos, Coordenadora Geral do Instituto, “Manter uma instituição como o Instituto Eumelanina não é simples, mas é essencial. Nós acreditamos que a arte e a cultura são caminhos reais de transformação para a juventude preta e periférica. Cada projeto que realizamos é uma semente de futuro plantada nas quebradas e essa campanha é sobre garantir que esses sonhos continuem acontecendo.”

A campanha “Di Kebrada a Gente Avança” convida a população a contribuir financeiramente ou por meio de doações de materiais, móveis e equipamentos, como computadores, instrumentos musicais e caixas de som. Além disso, profissionais de diversas áreas — designers, fotógrafos, psicólogos, advogados e artistas — podem colaborar com serviços para fortalecer a juventude periférica.

Com oito anos de atuação, o Instituto Eumelanina segue ampliando as possibilidades de futuro para jovens das periferias baianas, construindo uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva por meio da arte e da cultura hip-hop.

Para participar da campanha e apoiar essa causa transformadora, basta entrar em contato com o Instituto pelo perfil oficial no Instagram @institutoeumelanina. Faça parte dessa mobilização que leva arte, cultura e educação para as periferias de Salvador.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 118 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar