COP30: Adolescentes maristas se mobilizam e criam carta pelo clima em Belém

Mais de 200 jovens de Brasil e Chile discutem soluções ambientais e apresentam propostas na COP30

Durante a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), realizada em novembro de 2025, mais de 200 adolescentes entre 14 e 17 anos participaram de um encontro paralelo promovido pelo Observatório Marista do Clima. O evento, que ocorreu entre os dias 10 e 14 de novembro em Belém (PA), reuniu estudantes e professores de diversas regiões do Brasil e também do Chile, com o objetivo de debater questões ambientais e elaborar uma Carta Marista pelo Clima a ser apresentada ao Instituto Marista e aos organizadores da COP.

Os jovens delegados foram selecionados entre 700 membros observadores, vindos de 81 escolas localizadas em diferentes biomas e realidades socioambientais. Ao longo do ano, eles participaram de conferências regionais e nacionais, com a primeira realizada virtualmente em outubro para troca de experiências e preparação para o encontro em Belém. A iniciativa faz parte das ações do Observatório Marista do Clima, criado em outubro de 2024, que promove a aprendizagem solidária focada na ecologia integral e na emergência climática.

Segundo Ir. Paulo Henrique Oliveira Soares, gerente de Identidade, Missão e Vocação do Marista Brasil, “o Observatório Marista do Clima é uma das diversas ações pedagógico-pastorais – com foco na aprendizagem solidária em torno dos temas atuais da ecologia integral, em especial, a emergência climática – que fazem parte do dia a dia dos aluno Marista”. Em 2025, as escolas envolvidas desenvolveram mais de 221 ações concretas para enfrentar problemas ambientais locais.

Um exemplo prático dessa mobilização é o projeto SustentaEco, desenvolvido no Marista Escola Social Ecológica, em Almirante Tamandaré (PR). Voltado para crianças e adolescentes atendidos gratuitamente, o projeto integra agricultura sustentável, tecnologia e ecologia em uma abordagem prática e transformadora. Karin Lacerda, diretora da escola, destaca que o SustentaEco funciona como um laboratório vivo de aprendizagem ambiental e compromisso social, com iniciativas como o Desperdiçômetro, EcoHorta, Jardins de Mel, Reflorestar, ações de Energia Limpa e Captação da Água. “O SustentaEco tem como objetivo tornar nossa escola referência em sustentabilidade, promovendo ações alinhadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável, consumo consciente, energias renováveis, agricultura urbana e práticas pedagógicas que transformam o conhecimento em atitude”, afirma.

Essa vivência diária faz com que os jovens desenvolvam uma percepção crítica e participativa sobre o meio ambiente, tornando-se agentes ativos na luta contra as mudanças climáticas. A participação dos adolescentes na COP30 reforça a importância da educação ambiental e do engajamento das novas gerações para a construção de um futuro mais sustentável e consciente.

Este conteúdo foi elaborado com informações da assessoria de imprensa do Observatório Marista do Clima.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

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