Câncer e pausa na carreira masculina: um olhar humano para a reinserção profissional
Novembro Azul destaca a importância de apoiar homens que enfrentam o câncer e suas carreiras não lineares
No mês do Novembro Azul, tradicionalmente dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, surge um importante debate sobre as pausas involuntárias na carreira dos homens causadas por problemas de saúde, como o câncer. A fundadora da Be Back Now, Tetê Baggio, chama a atenção para a necessidade de um olhar mais humano e inclusivo das empresas diante desses profissionais, que enfrentam dificuldades para retornar ao mercado de trabalho após o tratamento.
Tetê Baggio, que vivenciou três pausas em sua trajetória profissional, uma delas motivada por um câncer, destaca que “no Brasil, ainda existe uma cultura de exclusão de profissionais altamente qualificados que vivenciaram essas pausas, e essa mentalidade é reproduzida pelos algoritmos das plataformas de seleção automática, invisibilizando esse público e não valorizando suas experiências e jornadas mais diversas e não lineares”. Essa exclusão gera ansiedade e impacto negativo na recuperação, pois a carreira se torna uma preocupação adicional ao diagnóstico.
A Be Back Now, empresa criada por Tetê, atua como um movimento e modelo de negócio para reconectar esses profissionais ao mercado, além de apoiar empresas que desejam inovar na gestão de talentos. Segundo a executiva, a reinserção desses profissionais representa uma vantagem competitiva para as organizações, pois equipes com trajetórias diversas são mais criativas, adaptáveis e inovadoras. “É indispensável criarmos mecanismos que sejam capazes de replicar a profundidade humana que nasce das pausas, das mudanças e das reinvenções”, afirma.
Além de ampliar o repertório e a visão estratégica das equipes, a inclusão de profissionais com experiências de vida variadas estimula empatia e contribui para decisões mais equilibradas e humanas. Para Tetê, “em um cenário onde a inovação nasce da diversidade de pensamento, abrir espaço para percursos não convencionais é também abrir espaço para o crescimento sustentável e genuíno das organizações”.
A Be Back Now oferece tanto educação e desenvolvimento pessoal para os profissionais que retornam ao mercado quanto suporte para empresas interessadas em acessar esse talento diferenciado. Tetê ressalta que esses profissionais carregam não apenas experiência técnica, mas também resiliência e competências socioemocionais valiosas.
Com base em experiências internacionais e adaptando soluções à realidade brasileira, a Be Back Now busca plantar a semente para que a valorização das pausas na carreira se torne uma prática comum no país. “Já vi esse filme antes. Quando comecei a falar de sustentabilidade, ninguém entendia. Quando falei em mediação, também parecia estranho. Hoje, ambos são realidade. Acredito que o mesmo vai acontecer com a valorização das pausas de carreira. É hora de plantar essa semente no Brasil”, conclui Tetê Baggio.
Este conteúdo foi elaborado com informações da assessoria de imprensa da Be Back Now, reforçando a importância de um olhar mais inclusivo e humano para profissionais que enfrentam desafios de saúde e carreira.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



