Sul do Brasil ganha maior posto de gás natural para frotas pesadas e aposta na sustentabilidade

Parada Vendrami em Ponta Grossa inaugura posto que une inovação, biometano e apoio aos caminhoneiros

O principal corredor do agronegócio no Sul do Brasil acaba de receber um marco importante para a logística sustentável: o maior posto de abastecimento de gás natural veicular (GNV) para frotas pesadas do país. Localizado na Parada Vendrami, em Ponta Grossa (PR), às margens da BR-376, o complexo rodoferroviário da região é referência nacional e estratégico para o escoamento de cargas, especialmente para o Porto de Paranaguá, que movimentou 67 milhões de toneladas no último ano.

Segundo dados da assessoria de imprensa, o posto da Gas Futuro opera com alta capacidade, podendo abastecer até seis caminhões simultaneamente, o que representa cerca de 300 veículos por dia, ou 3 mil m³ de GNV por hora. Além disso, o local integra um centro comercial moderno que oferece lojas, restaurantes, serviços variados e uma ampla área de descanso, atendendo tanto caminhoneiros quanto turistas.

Um diferencial inovador é a futura operação com biometano, o primeiro do Brasil para abastecimento de frotas pesadas. Produzido a partir do biogás gerado pelo tratamento de lixo orgânico no aterro sanitário de Ponta Grossa, o biometano representa uma energia renovável que alia sustentabilidade e economia circular. “O GNV é o combustível de transição, para energias renováveis. Já o biometano é a energia renovável propriamente dita, alinhando a sustentabilidade e a economia circular. Ele dá autonomia para um caminhão ir e vir do Porto de Paranaguá”, destaca Rodrigo Bogacz, CEO da Gas Futuro.

A Parada Vendrami ocupa uma área de 42 mil metros quadrados, com 5,5 mil metros quadrados de área construída e estacionamento para mais de 400 veículos. A infraestrutura inclui conveniência, lavanderia, oficinas para reparos, barbearia, chuveiros, internet e serviços para caminhoneiros, além de um posto Shell Café e um posto de combustíveis líquidos de grande porte, operados pela Rede Azul.

Localizada em uma das rotas logísticas mais importantes do país, Ponta Grossa conecta o interior do Paraná e do Brasil ao Porto de Paranaguá, sendo um ponto estratégico para o transporte de insumos e produtos do agronegócio. O empreendimento se antecipa a obras viárias significativas na região, que incluem duplicações, contornos e viadutos, com investimentos previstos de R$ 15,9 bilhões, garantindo maior fluidez e modernização do tráfego.

O posto da Gas Futuro faz parte do projeto Corredores Sustentáveis da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), que visa criar rotas de abastecimento para caminhões movidos a GNV, promovendo a descarbonização do transporte rodoviário de cargas. Para Luiz Carlos Kuns Passos, diretor comercial da Compagas, o novo posto representa um “marco estratégico” e um avanço importante para um futuro energético mais responsável.

Além do impacto ambiental positivo, o empreendimento traz benefícios sociais e econômicos para a região dos Campos Gerais, oferecendo comodidade e serviços essenciais para os caminhoneiros e viajantes. A prefeita de Ponta Grossa e autoridades locais destacam o caráter inovador e o potencial transformador do posto, que já é visto como um passo decisivo na construção de um futuro sustentável para o transporte e o agronegócio no Sul do Brasil.

Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa da Parada Vendrami e da Gas Futuro.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 124 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar