Parceria inédita leva atendimento especializado a crianças no Arquipélago do Marajó
Sistema Transporte une forças com instituições para proteger crianças e adolescentes vítimas de violência no Pará
O Sistema Transporte firmou uma importante parceria para levar atendimento especializado a crianças e adolescentes vítimas de violência no Arquipélago do Marajó, no Pará. O projeto Barco Infância Segura, que será implantado em novembro de 2026, é resultado da união entre o Sistema Transporte, Childhood Brasil, Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Governo do Pará e Ministério Público do Estado do Pará. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do Sistema Transporte.
A assinatura do acordo aconteceu no Palácio do Governo do Pará, em Belém, com a presença de autoridades nacionais e internacionais, incluindo o rei Carl XVI Gustaf e a rainha Sílvia da Suécia, além do governador Helder Barbalho. O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, e representantes do SEST SENAT e do Instituto de Transporte e Logística (ITL) também participaram do evento.
O Barco Infância Segura tem como objetivo garantir um atendimento humanizado e integrado, conforme previsto na Lei da Escuta Especializada (Lei nº 13.431/2017). A embarcação funcionará como um centro móvel de atendimento, levando suporte psicológico, jurídico e social a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, especialmente em regiões de difícil acesso como o Marajó.
A participação do Sistema Transporte inclui a aquisição de uma cota de patrocínio no valor de R$ 500 mil e a assinatura de um protocolo de intenções para mobilizar outras empresas e entidades do setor a apoiarem a iniciativa. A Childhood Brasil será responsável pela coordenação técnica e formação das equipes; o CNMP atuará na integração das políticas públicas; o Governo do Pará cuidará da manutenção da embarcação e do fornecimento das equipes multiprofissionais; e o Ministério Público do Pará ficará com a articulação local.
Essa ação reforça o compromisso social do setor transportador com a proteção da infância e o desenvolvimento social. Desde 2017, o SEST SENAT já desenvolve o Projeto Proteção, que combate a exploração sexual de crianças e adolescentes em 106 unidades pelo país, com mais de 1 milhão de atendimentos realizados só em 2025.
Durante a solenidade, representantes do Sistema Transporte destacaram a importância do setor na mobilização social e na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, especialmente em áreas remotas. A iniciativa do Barco Infância Segura representa um avanço significativo para garantir que esses jovens tenham acesso a um atendimento especializado e humanizado, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e segura.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



