Home office pode afastar funcionários da cultura da empresa, alerta especialista
Entenda os sinais invisíveis do trabalho remoto que impactam a motivação e o engajamento
Com o avanço do home office durante a pandemia, muitas empresas mantiveram essa modalidade de trabalho mesmo após o período crítico. No entanto, especialistas em gestão de pessoas começam a identificar efeitos negativos que podem impactar tanto os funcionários quanto as organizações. Segundo dados da assessoria de imprensa, Iraci Bohrer, autora do livro *O jogo invisível das decisões* e especialista em gestão de pessoas, destaca que o trabalho remoto pode gerar sinais invisíveis que custam caro para as empresas.
Entre os principais desafios do home office estão o isolamento social, a dificuldade em separar a vida profissional da pessoal, problemas de saúde física e mental, distrações no ambiente doméstico, falta de estrutura adequada e, principalmente, a perda da comunicação eficaz e do engajamento com a cultura da empresa. “Apesar de muitos benefícios, o trabalho home office pode causar ruídos na comunicação e, por consequência, mal-entendidos. Outro agravante é que ao perder a cultura da empresa, pode haver um distanciamento entre ela e o funcionário”, comenta Iraci.
A especialista explica que a ausência das interações sociais diárias pode levar a sentimentos de solidão e dificultar a socialização com colegas, o que afeta diretamente o sentimento de pertencimento e a motivação. “A dificuldade de desconexão pode gerar estresse e exaustão emocional. Já a desconexão com a cultura da empresa afeta a motivação e o sentimento de pertencimento”, reforça.
Para Iraci, a percepção desses sinais invisíveis é fundamental para os líderes. “Quanto mais ele se torna preciso, mais assertivas são as decisões sobre pessoas e negócios. A clareza para decidir bem sobre pessoas começa na clareza emocional e mental de quem lidera. Só enxerga o invisível quem está presente. Só decide com precisão quem consegue silenciar o ruído interno e observar além do óbvio”, afirma.
A leitura do invisível, método criado por Iraci, revela aspectos que não aparecem à primeira vista, como a intenção por trás da fala e o grau de presença do colaborador no momento. Por isso, muitas empresas estão revendo o modelo de home office ou adotando o formato híbrido, buscando equilibrar os benefícios do trabalho remoto com a necessidade de manter a cultura organizacional e o engajamento dos funcionários.
Este conteúdo foi elaborado com base em informações fornecidas pela assessoria de imprensa.
Manter o equilíbrio entre o trabalho remoto e a conexão com a empresa é essencial para a saúde mental e o sucesso profissional das mulheres que atuam nesse cenário.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



