Com 12 anos, jovem paraibana levará voz sobre justiça climática na COP30
Embaixadora do Instituto Limpa Brasil, ela defenderá protagonismo juvenil e ação comunitária em Belém
O:
Post elaborado com dados da assessoria de imprensa.
Com apenas 12 anos, a jovem paraibana Mavi Brilhante integra a delegação brasileira na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece em Belém (PA). Embaixadora do Instituto Limpa Brasil e participante do programa “Meu Futuro, Minha Voz”, Mavi levará ao evento um discurso centrado na justiça climática, na mitigação dos impactos ambientais já em curso e na necessidade de dar voz a crianças e adolescentes de comunidades periféricas, ribeirinhas, quilombolas e indígenas.
Reconhecida nacional e internacionalmente por sua atuação ambiental, Mavi foi, em 2023, a palestrante mais jovem da COP28, em Dubai, e desde então participa de fóruns globais sobre sustentabilidade. Em 2025, ela concluiu o Global Youth Climate Training Programme, formação promovida pela Universidade de Oxford, voltada à capacitação de jovens líderes em políticas ambientais. Além disso, recebeu qualificação em cursos internacionais como o International Climate Policy and Advocacy Course (COP Course) da I Care About Climate e a Escuela de Acción y Negociatión Climática (YPARD).
No discurso que apresentará na COP30, Mavi questiona a ausência de crianças nos espaços de decisão e chama atenção para as áreas já afetadas pelas mudanças climáticas, como as ilhas de Belém, periferias e margens de rios. Ela também destacará a campanha “Menos Lixo, Mais Clima”, iniciativa do Instituto Limpa Brasil que mobiliza comunidades em ações práticas de educação ambiental e coleta de resíduos. “Eu acredito que o futuro não pode esperar. O futuro precisa ser vivido agora”, afirma Mavi em sua fala.
A diretora executiva do Instituto Limpa Brasil, Edilainne Muniz, ressalta que a trajetória de Mavi inspira outras crianças e adolescentes a se engajarem na construção de um futuro mais justo e sustentável. “Com a Mavi, podemos ver que, quando damos voz às novas gerações, abrimos caminho para soluções mais justas e inclusivas. O engajamento desses meninos e meninas nos lembra que o futuro não pode esperar e que essa edição da COP pode ser um marco no protagonismo juvenil brasileiro quando falamos sobre um futuro mais sustentável”, destaca a diretora.
O Instituto Limpa Brasil, fundado em 2010 pela empresa Atitude Brasil, promove educação e mobilização pública para erradicar o descarte inadequado de resíduos, construir uma cultura de reciclagem, consumo consciente e economia circular, além de gerar renda para catadores de materiais recicláveis. A organização é representante no Brasil do movimento global Let’s do It!, que já mobilizou milhões de voluntários em ações de limpeza pelo mundo.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



