Indústria brasileira prevê US$ 360 mil em negócios pós-WHX Nairobi 2025
Com pavilhão organizado pela ABIMO e apoio da Embaixada do Brasil, fabricantes conquistam 132 contatos no leste africano
O:
A participação coletiva da indústria brasileira na WHX Nairobi 2025 resultou em perspectivas concretas de negócios no mercado africano. Segundo dados da assessoria de imprensa, as quatro fabricantes nacionais que integraram o pavilhão brasileiro encerraram a feira com 132 novos contatos e a projeção de firmar cerca de US$ 360 mil em negócios nos próximos 12 meses.
Realizada entre 22 e 24 de outubro, na capital queniana, a WHX Nairobi é a principal feira de produtos médico-hospitalares e de laboratório clínico do leste africano. O evento recebeu cerca de 8 mil visitantes de mais de 20 países, incluindo tomadores de decisão do Quênia, Uganda, Tanzânia, Índia e Egito — mercados estratégicos para a ampliação das exportações brasileiras de dispositivos médicos. O Quênia figura entre os dez principais destinos dessas exportações no continente, o que reforça a relevância da presença nacional.
O pavilhão brasileiro foi organizado pela ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos), em parceria com a Embaixada do Brasil em Nairóbi. A participação coletiva é fruto de um trabalho de prospecção iniciado em 2024: a ABIMO visitou o evento para mapear o mercado local, produziu um estudo sobre o Quênia e realizou um webinar sobre as particularidades do sistema de saúde do país — ações que pavimentaram o sucesso desta primeira participação conjunta.
Representantes das empresas destacaram o retorno positivo das rodadas de contato. “Participamos pela primeira vez da feira e recebemos muitas visitas de hospitais e distribuidores. Conseguimos alguns contatos importantes, com potencial de abertura de mercado. Encerramos a exposição muito otimistas com a possibilidade de conquistar essa porta de entrada na região e, quem sabe, expandir para países como Somália e Tanzânia”, afirmou Sara Silva, coordenadora comercial da Bioline Fios Cirúrgicos.
A ação reforça a estratégia de internacionalização da indústria brasileira de dispositivos médicos, conectando fabricantes a distribuidores e compradores de uma região em crescimento para saúde. O resultado em Nairobi sinaliza oportunidades concretas de entrada e expansão em países do leste africano, com acompanhamento de prospecção e suporte institucional por parte da ABIMO. Este post foi produzido com dados da assessoria de imprensa.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



