Prêmio LOBA anuncia 160 semifinalistas e movimenta cena literária feminina
Com 1.283 inscrições — mais que o dobro da estreia —, festival promove debates, oficinas e feira de autoras
O:
Com base em dados da assessoria de imprensa, o Prêmio LOBA (Literaturas e Obras de Autoras) divulgou a lista de semifinalistas de sua segunda edição. Voltado à escrita feminina, o prêmio recebeu 1.283 inscrições — um crescimento de mais de 100% em relação à primeira edição — e, após seleção da curadoria, 160 obras avançaram para a fase semifinal.
A curadoria selecionou 10 obras semifinalistas para a maior parte das 17 categorias, exceto “Argumento de curta-metragem” e “Literatura de Cordel”, que contaram com 5 indicações cada. A curadoria também disponibilizou a lista completa das semifinalistas em um link divulgado pelo evento.
O corpo de juradas é composto por profissionais de diferentes áreas e formatos literários: Bruna Cristina da Silva (Infantil); Helô D’Angelo (HQ); Jéssica Balbino (Não-ficção); Josy Asca (Conto); Laura Artigas (Audiovisual); Lorrany Mota de Almeida (Poesia); Lubi Prates (Romance); Maria Carolina Casati (Não-ficção); Maria Rosa (Cordel); Mariana Bastos (Romance); Mel Duarte (Poesia); Paula Mendonça Dias (Poesia); Simone Botelho (Infantil); Solaine Chioro (Romance); e Xarxel Garcia (Não-ficção e Conto).
Além da premiação, o LOBA Festival promove um festival literário com programação voltada ao fortalecimento da cena feminina: palestras, painéis sobre cultura, oficinas, rodas de conversa, espaço para networking entre escritoras, editoras e produtores culturais, e um espaço de venda de livros para autoras independentes. O evento também inclui ações de fomento à economia criativa e incentivo à leitura entre mulheres.
O LOBA Festival acontecerá em São Paulo nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, no Edifício Oswald de Andrade, localizado a 500 metros do metrô Tiradentes. O festival conta com apoio institucional do Governo Federal por meio da Política Nacional Aldir Blanc, e do Governo do Estado de São Paulo pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Fomento CULTSP e Programa de Ação Cultural (ProAC).
Para quem acompanha literatura produzida por mulheres, a segunda edição do Prêmio LOBA reforça o crescimento do ecossistema: mais inscrições, diversidade de gêneros e oportunidades de visibilidade e circulação para autoras emergentes e estabelecidas. A lista completa das semifinalistas está disponível no link divulgado pela curadoria.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



