Pequenos negócios liderados por mulheres do Paraná ganham destaque no Delas Summit

Caravanas do Sebrae/PR levaram 129 empreendedoras a Florianópolis para palestras, oficinas e o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

O:
Dados da assessoria de imprensa do Sebrae/PR mostram que 129 empreendedoras paranaenses participaram do Delas Summit e do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, em Florianópolis (SC). O encontro reuniu 7,5 mil participantes presenciais e mais de 10 mil on-line, de 21 estados, com cerca de 120 palestrantes e 16 horas de programação focada na força feminina na economia, geração de empregos e novas parcerias para crédito e capacitação.

“O evento mostra o nosso poder como mulheres”, disse Kseniia Aleinikova, fotógrafa de Guarapuava que abriu uma agência de audiovisual após chegar ao Brasil. Ela acompanhou nove palestras e atividades durante a programação e afirmou que pretende voltar no ano seguinte.

Leticia Monteiro Pimentel, consultora do Sebrae/PR, ressaltou a importância do encontro: “Vemos histórias de empreendedoras que transformaram suas vidas, muitas delas superando relacionamentos abusivos para conquistar independência. Encontros como este vêm para apoiar, gerar confiança e mostrar que elas não estão sozinhas. São momentos de inspiração que fortalecem a autoestima e as habilidades socioemocionais.”

As caravanas saíram de Guarapuava, Irati, Telêmaco Borba, Ponta Grossa e da capital, com dois grupos organizados para empreendedoras de Curitiba e Região Metropolitana. Entre as participantes, Alessandra Gebur Kuster, de Curitiba, que produz chás gourmet artesanais, destacou que o evento cria “um espaço seguro de troca e reconhecimento” onde é possível discutir o desafio de conciliar casa, filhos e trabalho. Alessandra prepara uma coleção de chás para o Natal inspirada em pontos conhecidos de Curitiba, com ingredientes regionais como a erva-mate.

Do ponto de vista do reconhecimento, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios elegeu Lia Barros, de Curitiba, vencedora nacional na categoria Negócios Internacionais. A paranaense Gelir Maria Giombelli ficou em 3º lugar na categoria Produtora Rural por seu trabalho na Queijaria Vila Belli, em Toledo.

Pesquisa apresentada no Delas Summit indica que 67% das participantes já têm empresa formalizada e 20% possuem ideia de negócio ainda não estruturada. Entre os desafios mais citados estão elaboração do plano de negócios (41%) e validação da ideia (24%). Os segmentos mais representativos foram serviços (29,5%) e saúde e bem-estar (16,6%); 44,5% são microempreendedoras individuais, 35,3% microempresas e 9,2% empresas de pequeno porte.

Sobre acesso ao crédito, o Acredita Delas, programa que oferece aval de 100% para operações de crédito, somou no Paraná 1.413 operações e R$ 84,3 milhões liberados via Fundo de Aval da Micro e Pequena Empresa (Fampe), com parceria de instituições como Cresol, Sicredi, Sicoob, Fomento Paraná e BRDE.

O encontro mostrou, segundo participantes e dados do Sebrae/PR, que espaços dedicados às mulheres geram não só networking e visibilidade, mas também apoio prático para formalização, crédito e capacitação.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 83 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar