Nutrição funcional e controle de peso: insights do Danone Nutri 360º
Evento reuniu especialistas para debater como alimentos funcionais podem complementar tratamentos e preservar a saúde
O:
Post produzido com base em dados da assessoria de imprensa.
O evento Danone Nutri 360º, realizado em 31 de outubro de 2025, reuniu nutricionistas e profissionais da saúde para discutir tendências e desafios da nutrição como ferramenta complementar na jornada de controle de peso. A partir de pesquisas recentes e indicadores nacionais, os participantes pontuaram a crescente demanda por produtos com “função adicional” — por exemplo, mais proteínas, fibras ou menos açúcar — e a necessidade de inovação para responder a esse novo cenário.
Dados citados no evento mostram que, segundo pesquisa da PwC (2025), consumidores buscam alimentos com benefícios funcionais. Paralelamente, o Atlas Mundial da Obesidade 2025 indica que 31% dos brasileiros vivem com obesidade e que 68% apresentam excesso de peso (37% com sobrepeso e o restante com obesidade), tendência preocupante para os próximos anos.
Os debates destacaram pontos nutricionais de atenção durante o uso de novas medicações para perda de peso, incluindo efeitos gastrointestinais como náusea, constipação e indigestibilidade. Outro ponto crítico é a preservação da massa muscular: “Durante o uso do medicamento, há o risco de perda muscular devido à substancial diminuição na ingestão calórico-proteica”, destacou o material do evento, reforçando que uma estratégia alimentar adequada deve priorizar proteínas, fibras, vitaminas e minerais.
Para responder a essas demandas, a Danone Brasil apresenta opções do portfólio pensadas para conforto digestivo, aporte proteico e praticidade: alimentos de fácil digestão, produtos fontes de fibras com probióticos e itens funcionais para consumo mais frequente e em porções menores. Entre as soluções mencionadas estão as linhas YoPRO, Danone Mais Proteínas, Corpus e Activia Triplo Zero, além do lançamento Danone Zero — iogurtes com zero adição de açúcar, zero lactose, colesterol, gorduras saturadas e trans, e enriquecidos com cálcio e vitamina D.
A empresa também reforçou seu compromisso com impacto social e sustentabilidade, citando a recertificação como Empresa B Corp em 2024 e a Jornada de Impacto, alinhada a metas de redução de açúcar, agricultura regenerativa e acesso à nutrição especializada. Conforme ressaltado por Ana Grubba, diretora de assuntos médicos na Danone Brasil: “A Danone tem acompanhado de forma responsável o avanço dos medicamentos para controle de peso e entende seu impacto nos hábitos alimentares e nas necessidades nutricionais dos consumidores. Como indústria alimentícia, temos o papel de traduzir ciência em soluções práticas, oferecendo produtos que apoiem a saúde, a saciedade e a nutrição equilibrada, alinhados às novas demandas e à busca por hábitos sustentáveis.”
O encontro reforça a importância da colaboração entre indústria e profissionais da saúde para oferecer alternativas alimentares que complementem tratamentos, minimizem efeitos colaterais e promovam uma jornada de saúde mais segura e equilibrada.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



