Hospital Pequeno Príncipe recebe ouro em Resiliência Climática no prêmio global

Maior hospital pediátrico do país é reconhecido pelo quinto ano consecutivo no Health Care Climate Challenge

O:
Feito com dados da assessoria de imprensa.

O Hospital Pequeno Príncipe, maior e mais completo hospital pediátrico do Brasil, conquistou o Climate Action Award 2025 no programa internacional Health Care Climate Challenge, promovido pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis (GGHH) e pela Health Care Without Harm. A premiação, entregue durante o 18.º Seminário Hospitais Saudáveis (28 a 30 de outubro, em São Paulo), reconheceu a instituição na categoria Resiliência Climática com a classificação Gold — a terceira vez consecutiva que atinge o nível máximo nessa categoria.

O Health Care Climate Challenge avalia instituições de saúde em três pilares: liderança, mitigação e resiliência climática. Enquanto a mitigação foca na redução de emissões de gases de efeito estufa, a resiliência diz respeito à capacidade de preparação e resposta aos impactos das mudanças do clima e a eventos extremos. O Pequeno Príncipe tem presença constante entre as instituições premiadas no programa, com histórico de reconhecimentos desde 2021:
– 2021 – Eficiência Energética (Silver)
– 2022 – Resiliência Climática (Silver)
– 2023 – Liderança Climática (Gold)
– 2024 – Resiliência Climática (Gold)
– 2025 – Resiliência Climática (Gold)

Durante o seminário, que precede a COP 30 e reforça o manifesto “Clima é Saúde, Saúde é Clima”, o Complexo Pequeno Príncipe também apresentou o pôster “Vantagens do Mercado Livre de Energia para o Hospital Pequeno Príncipe: uma Perspectiva de Sustentabilidade e Economia”, ampliando o debate sobre estratégias que unem sustentabilidade e eficiência operacional.

O diretor-corporativo José Álvaro da Silva Carneiro ressaltou que o reconhecimento posiciona o Complexo como referência internacional em sustentabilidade na saúde e alinhado ao conceito de Saúde Única, que integra bem-estar humano, ambiental e animal. Segundo ele, a premiação “reforça o compromisso da instituição com a redução de emissões, o uso responsável de recursos e a preparação para os desafios climáticos, além de legitimar e fortalecer as ações e metas da Política Ambiental. ‘Essa conquista chega em um momento muito especial, às vésperas do lançamento da Política de Biodiversidade do Complexo Pequeno Príncipe, que abrangerá o Hospital, o Instituto de Pesquisa e as Faculdades, ampliando ainda mais o nosso olhar sobre o futuro’.”

Com sede em Curitiba (PR), o hospital tem 369 leitos (76 de UTI), realiza grande parte dos atendimentos pelo SUS e é referência nacional em média e alta complexidade pediátrica, incluindo transplantes e 47 especialidades. Em 2025, foi listado entre os 70 melhores hospitais do mundo pela revista Newsweek e reconhecido como Hospital de Excelência pelo Ministério da Saúde.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 49 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar