Ex-Miss Bumbum relata episódio de xenofobia em Portugal por usar camisa do time local
Influenciadora, que vive em Portugal há cinco anos, diz ter sido hostilizada em centro comercial ao demonstrar afeto por clube
O:
A influenciadora e ex-Miss Bumbum Débora Dunhill relatou ter sido vítima de xenofobia em Portugal após sair com a camisa do Benfica durante um passeio em um centro comercial. As informações foram divulgadas pela assessoria de imprensa e serviram de base para este texto.
Segundo o relato, o episódio ocorreu enquanto ela caminhava vestindo a camiseta do clube: “Estava caminhando com a camiseta do Benfica quando começaram a gritar que eu não merecia usá-la”, afirmou a influenciadora. Débora, que participou do reality show português Love On Top e vive em Portugal há cinco anos, contou que foi surpreendida por comentários ofensivos apenas por demonstrar carinho por um time local.
Ela explicou que o clube a “adotou” logo após sua participação no reality, e que sempre se declarou torcedora do Benfica sem criar conflitos com torcedores de outras equipes. Ainda assim, descreveu que algumas pessoas passaram a questionar — e a gritar — por que uma brasileira estaria usando o uniforme do time português. “Começaram a dizer que eu não merecia usar a camisa do Benfica, o time português”, completou a influenciadora.
Débora também afirmou que episódios de discriminação por sua origem já acontecem há algum tempo. “Já estou em Portugal há cinco anos, sempre falei que gostava do Benfica e nunca discriminei nenhum outro time. Mas as pessoas sempre me discriminam por adotar um time português e por ser brasileira. Isso já vem acontecendo há muito tempo, e hoje foi muito desagradável passar por isso”, desabafou.
Para ela, o ocorrido vai além de uma discussão sobre futebol: representa uma tendência preocupante de aumento de casos de xenofobia contra brasileiros, especialmente mulheres que se mudam para Portugal e tentam se integrar à cultura local. “Acredito que nos últimos anos os casos de xenofobia contra brasileiros têm aumentado muito, especialmente com as mulheres que vêm morar aqui e tentam se integrar à cultura portuguesa”, concluiu.
O relato reforça a necessidade de diálogo e medidas que promovam maior acolhimento e respeito à diversidade cultural em ambientes públicos. Feito com dados da assessoria de imprensa.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



