Estudo mostra redução de dias de enxaqueca e melhora na depressão com fremanezumabe
Pesquisa internacional aponta 5,1 dias a menos de enxaqueca por mês e melhora nos sintomas depressivos
O:
Um estudo clínico internacional avaliou a eficácia do anticorpo monoclonal fremanezumabe em pacientes que convivem com enxaqueca crônica e transtorno depressivo comórbido, apontando avanços relevantes para a qualidade de vida desses indivíduos. As informações são da assessoria de imprensa da Teva.
O ensaio clínico UNITE incluiu 353 participantes — 310 mulheres e 43 homens — e foi conduzido entre julho de 2020 e agosto de 2022 em 55 centros de saúde distribuídos por 12 países: República Tcheca, França, Alemanha, Grécia, Itália, Israel, Polônia, Rússia, Espanha, Reino Unido, Ucrânia e Estados Unidos. O desenho do estudo foi randomizado, duplo-cego, controlado por placebo e com grupos paralelos, contemplando triagem de 4 semanas, período duplo-cego de 12 semanas e uma extensão aberta (OLE) de 12 semanas.
Os resultados mostraram que o fremanezumabe proporcionou uma redução média de 5,1 dias de enxaqueca por mês em pacientes com a forma crônica da doença — valor 70% superior ao observado no grupo placebo, que registrou diminuição média de 2,9 dias. Além da redução na frequência das crises, os participantes apresentaram melhora nos sintomas depressivos, um desfecho que reforça a importância de abordagens que integrem o cuidado da dor e da saúde mental.
“A enxaqueca vai muito além de uma simples dor de cabeça, é uma doença neurológica incapacitante que pode comprometer significativamente a rotina dos pacientes, especialmente quando há outras patologias associadas, tornando desafiadoras as atividades mais simples do dia a dia. Por isso, as abordagens terapêuticas devem ser individualizadas, sempre centradas no paciente, voltadas à melhora da qualidade de vida e saúde mental. Os dados do estudo UNITE destacam a relevância de um tratamento adequado e do apoio médico contínuo, além de ser uma nova perspectiva para o acompanhamento e controle dessas enfermidades em comorbidade”, afirma Bruna Mattos, gerente médica da Teva (assessoria).
A enxaqueca é uma condição neurológica que pode durar horas a dias e vir acompanhada de fotofobia, fonofobia, náuseas e vômitos, impactando trabalho, estudo e vida social. Dados citados pela assessoria lembram que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença acomete mais de 32 milhões de pessoas apenas no Brasil. O estudo UNITE e os resultados com fremanezumabe reforçam a necessidade de estratégias terapêuticas que considerem tanto a dor quanto o bem-estar mental dos pacientes.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



