De câncer à propósito: paranaense cria plataforma para hábitos saudáveis

Após vencer o câncer e transformar sua rotina, ele lança ferramenta para promover saúde de professores e comunidades

O:
Conteúdo elaborado com dados da assessoria de imprensa.

Marcos Rinaldi, CEO e fundador da Fortalece, transformou uma história pessoal de superação em um projeto com impacto social. Após receber um diagnóstico de câncer em uma fase inicial da doença, ele adotou uma reeducação alimentar, passou a praticar exercícios e emagreceu mais de 20 kg — mudanças que descreve como “uma virada de chave”. “Descobri o diagnóstico após dez anos de sedentarismo, que me renderam 30 kg a mais e uma obesidade grau 2. A obesidade é fator de risco para o tipo de câncer que eu tive. Receber essa notícia com um filho recém-nascido foi o que me fez mudar tudo”, diz Marcos.

A experiência pessoal evoluiu para a criação da Fortalece, plataforma que promove saúde física, emocional e social por meio de neurociência, tecnologia e gamificação. A solução oferece aulas de yoga, meditação, pilates, ginástica laboral e mensagens motivacionais diárias. Usuários participam de desafios e missões semanais, acumulam pontos e interagem em feeds personalizados que conectam círculos como escolas ou bairros. Segundo Marcos, “Temos visto professores perderem peso, recuperarem a autoestima, controlarem a ansiedade e saírem do sedentarismo. Nosso maior legado é o impacto na vida deles.”

A Fortalece direcionou atenção especial aos profissionais da educação — motivação que vem da experiência familiar do fundador: “Minha irmã e minha esposa são professoras, e minha mãe foi zeladora de escola por mais de 20 anos. Eu via de perto os desafios diários deles e, por isso, decidimos direcionar o foco do projeto a esses profissionais”. Um piloto em 2022 com 300 professores indicou indicadores de bem-estar abaixo da média, e pesquisas apontam níveis elevados de ansiedade e depressão entre docentes.

Em 2024, a ferramenta foi validada com mais de dois mil profissionais em municípios paranaenses, o que permitiu iniciar a comercialização para outras secretarias de educação. A plataforma também recebeu apoio técnico e financeiro da Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial do Estado do Paraná (SEIA) para aprimorar a tecnologia, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Nos próximos meses, a Fortalece disponibilizará uma versão gratuita para profissionais da educação em municípios selecionados por meio de termos de cooperação técnica, visando ampliar o acesso a ferramentas que promovem saúde, bem-estar e qualidade de vida. Mais informações foram fornecidas pela assessoria de imprensa.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 56 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar