Backsplash na cozinha: proteja a parede e transforme o ambiente
Como usar o backsplash para unir proteção e personalidade na sua cozinha, segundo Freijó Arquitetura
O:
O backsplash — revestimento instalado na parede acima da bancada — deixou de ser apenas funcional para assumir papel de protagonista no décor das cozinhas contemporâneas. Popularizado no exterior e cada vez mais presente em projetos brasileiros, ele surge como alternativa à tradicional rodabanca, permitindo combinações de texturas, cores e paginações que transformam o ambiente sem grandes reformas. Texto feito com dados da assessoria de imprensa.
As arquitetas Carolina Castilho e Marianna Teixeira, do escritório Freijó Arquitetura, explicam que “antigamente as cozinhas nos lares brasileiros costumavam ter todas as paredes revestidas por um único revestimento cerâmico. No entanto, pouco a pouco foi se diminuindo o uso desse revestimento no ambiente todo, restringindo-se à área da bancada”. Hoje, a variedade de materiais amplia as possibilidades estéticas e práticas.
Qual a diferença entre backsplash e rodabanca? A rodabanca (ou frontão) é uma faixa baixa, normalmente do mesmo material da bancada, cuja função é proteger a junção entre bancada e parede. Marianna lembra que “Tanto o frontão quanto o backsplash ajudam a evitar infiltrações de água e o acúmulo de sujeira, especialmente gordura, que é bastante comum nesses ambientes”. Carol completa: “Um desses acabamentos é sempre necessário. É fundamental proteger a parede nas áreas da pia e de cocção e, além disso, facilitar a manutenção do local”.
Não existe altura mínima para o backsplash; para um efeito estético, as profissionais costumam aplicar o revestimento entre bancada e gabinete aéreo ou até o forro, dependendo do conceito. Já para a rodabanca, recomendam 2 cm para um visual discreto, sendo comuns no Brasil medidas entre 4 e 5 cm.
Quanto aos materiais, cerâmicas e porcelanatos são práticos pela limpeza. O ladrilho hidráulico é muito usado por seu toque artesanal, mas exige cuidados: “Por mais que o ladrilho permita lixamento e recuperação ao longo do tempo, é recomendável aplicar uma resina própria para protegê-lo, especialmente em cozinhas, onde há maior acúmulo de sujeira”. A impermeabilização é essencial para materiais porosos e deve ser reavaliada periodicamente.
Esteticamente, o backsplash permite criar atmosferas diversas — do retrô ao moderno — por meio de cores, paginações e formatos. A tendência favorece tons terrosos inspirados na natureza, grandes formatos para uniformidade visual e paginações criativas que renovam padrões tradicionais.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



