Anvisa proíbe substâncias; SBD alerta sobre riscos da esmaltação em gel

Entidade orienta cuidados para usuárias e profissionais após proibição do TPO e DMPT

O:
Conteúdo feito com dados da assessoria de imprensa.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) reforça orientações à população e aos profissionais de beleza sobre os riscos da esmaltação em gel, após a decisão da Anvisa de proibir duas substâncias usadas nesses produtos: TPO (óxido de difenil (2,4,6-trimetilbenzol) fosfina) e DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), também conhecida como dimetiltolilamina (DMTA). A medida segue precedente da União Europeia e baseia-se em estudos com animais que apontaram alterações na fertilidade relacionadas ao TPO e possível desenvolvimento de câncer associado ao DMPT.

A Dra. Rosana Lazzarini, membro da SBD, lembra que “os estudos foram realizados em cobaias e, até o momento, não há evidências de que essas substâncias causem alterações diretamente na pele humana. Ainda assim, os resultados justificam a substituição por compostos mais seguros e reforçam a importância de precaução.” A especialista alerta que o maior risco recai sobre as profissionais que aplicam esses produtos, por causa da exposição repetida e prolongada: “Essas profissionais manipulam as substâncias várias vezes ao dia, durante anos. Isso aumenta o risco de desenvolver doença ocupacional relacionadas à exposição química.”

Além da preocupação com TPO e DMPT, a SBD destaca que esmaltação em gel e unhas de resina acrílica podem provocar reações alérgicas — muitas vezes graves — associadas às resinas que precisam ser endurecidas com radiação ultravioleta (UV). Outros problemas relatados incluem fragilidade, deformidades, manchas nas unhas, infecções bacterianas e fúngicas após aplicações ou remoções agressivas, e reações alérgicas em dedos e mãos.

“A identificação de reações não é simples para o público em geral. Qualquer vermelhidão, descamação ou alteração na textura da unha deve servir de alerta para procurar um dermatologista”, orienta a SBD. Como prevenção, a entidade recomenda verificar a regularização dos produtos pela Anvisa; evitar unhas de gel ou similares quando possível; fazer pausas entre esmaltações; procurar profissionais qualificados e locais adequados; e, para as profissionais, usar equipamentos de proteção individual (EPIs) e limitar a exposição direta às substâncias químicas.

Para mais informações, a SBD indica suas redes sociais @dermatologiasbd e o site www.sbd.org.br, onde é possível encontrar um dermatologista associado na região. Informação e precaução são essenciais para manter saúde e beleza das unhas.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 87 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar