Fim de ano traz aumento de acidentes e pressiona pronto-socorros
Especialistas alertam para cuidados simples que ajudam a evitar politraumatismos e reduzir sobrecarga hospitalar
O:
O fim de ano costuma aumentar a movimentação nas ruas e estradas — e, infelizmente, também os acidentes de trânsito. Dados do Detran-SP mostram que, apenas em novembro e dezembro de 2024, foram registradas 981 mortes no estado de São Paulo: 467 em novembro e 514 em dezembro, envolvendo cidades do interior e da região metropolitana. Essas informações constam da assessoria de imprensa da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico (SBTO) e ajudam a entender a dimensão do problema neste período.
A SBTO lembra que os acidentes de trânsito são a principal causa de politraumatismo, condição que envolve múltiplas lesões graves e é uma das principais razões da sobrecarga em pronto-socorros e hospitais. “Cada acidente grave que chega ao hospital representa muito mais do que números: são famílias que sofrem, vidas que podem mudar para sempre, em razão de sequelas, e uma sobrecarga enorme para os profissionais de saúde”, afirma o presidente da entidade, Dr. Robinson Esteves. Ele ressalta ainda o impacto social dos politraumatismos, como afastamento do trabalho e consequências emocionais.
Prevenção prática e acessível
Muitas medidas capazes de reduzir acidentes são simples e possíveis de adotar no dia a dia: evitar o consumo de bebida alcoólica antes de dirigir, respeitar os limites de velocidade, usar a seta e manter distância segura do veículo à frente. Além disso, o uso correto do cinto de segurança e do capacete, no caso de motociclistas, é essencial para diminuir a gravidade das lesões e evitar fraturas que exigem cirurgias e longos períodos de recuperação.
“Pequenas atitudes podem salvar vidas. Dirigir com atenção e responsabilidade é cuidar de si e de quem está ao seu redor”, reforça o médico. A SBTO também destaca que a imprudência ainda é uma das principais causas de mortes no trânsito e que maior conscientização pode reduzir tanto as fatalidades quanto a pressão sobre os serviços de saúde.
Sobre a SBTO
Fundada em 25 de setembro de 1997, a Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico é uma associação científica nacional sem fins lucrativos dedicada ao estudo das afecções ortopédicas traumáticas do sistema locomotor e à difusão de práticas de traumatologia ortopédica.
Post produzido com dados da assessoria de imprensa da SBTO.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



