Expresso Futuro: nova temporada estreia em 10 de novembro com foco na Estônia

Série documental explora como um país pequeno virou referência em tecnologia, educação e cultura

O:
A 9ª temporada de Expresso Futuro estreia em 10 de novembro de 2025, às 21h, no Canal Futura, com exibição também no Globoplay e no YouTube. Produzida com base em informações da assessoria de imprensa, a nova série, apresentada por Ronaldo Lemos, foi gravada na Estônia — país báltico que se tornou um exemplo global em tecnologia, educação e inovação social.

Ao longo de seis episódios, a temporada mostra como a Estônia, com apenas 1,3 milhão de habitantes, transformou-se em um “laboratório de futuro” por meio de decisões estratégicas tomadas nas últimas décadas. O programa destaca que, após recuperar a independência em 1991, o país saiu de um PIB per capita de US$ 1.100 em 1993 para mais de US$ 30 mil atualmente. “Em 1993, a Estônia era mais pobre que o Brasil. Hoje, seu PIB per capita é três vezes maior. Esse salto não veio do tamanho, mas das escolhas. A Estônia apostou em tecnologia, educação e visão de futuro. O Brasil precisa fazer o mesmo se não quiser ficar para trás”, afirma Ronaldo Lemos.

A temporada também aborda investimentos pioneiros: em 1997, a Estônia conectou todas as escolas à internet; em 2007, após sofrer um grande ataque cibernético, passou a fortalecer cibersegurança e resiliência digital. O ecossistema resultante já produziu pelo menos 10 unicórnios, entre eles Skype e Wise, e introduziu o programa de e-Residency, que permite abrir e gerenciar empresas na União Europeia de forma 100% digital. “Mesmo sendo um país pequeno e com uma realidade socioeconômica diferente do Brasil, a Estônia é um grande exemplo do uso da tecnologia em diferentes áreas como educação, governabilidade digital, cibersegurança e que, com certeza, tem muito a nos ensinar”, destaca André Libonati, líder de projetos do Canal Futura.

A educação aparece como pilar: a Estônia ocupa o 1º lugar no ranking PISA da Europa e está entre os dez primeiros do mundo em leitura, matemática e ciências. Em Tartu, Ronaldo conversou com a ministra da Educação, Kristina Kallas, que explicou a estratégia escolar — integrar a internet e, desde 2024, incorporar inteligência artificial nas escolas. “Se a IA fará parte da vida, ela deve fazer parte da escola”, disse a ministra.

Além de tecnologia e educação, a temporada explora cultura, espiritualidade e meio ambiente: saunas de fumaça reconhecidas pela UNESCO, religiões tradicionais como o Maausk e a cena musical que vai do folk-metal à eletrônica. Sobre a dimensão cultural, Ronaldo observa: “Arvo Pärt nos ensina que o futuro não é só digital, ele também é silêncio, contemplação e escuta. Seu centro é um lembrete de que a inovação mais duradoura vem de dentro”.

Direção: Anna Penteado e Paulo Testolini. Produção: Paulo Testolini. Roteiro e apresentação: Ronaldo Lemos. Supervisão do Canal Futura: Mariana Seivalos. Líder de projetos do Futura: Andre Libonati. Reprises e horários também foram divulgados pela assessoria.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 167 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar