Cresce 50% o cadastro de mulheres superdotadas na Mensa Brasil em 12 meses
Associação aponta aumento significativo de associadas e defende avanço na identificação e políticas públicas
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Feito com dados da assessoria de imprensa.
A Mensa Brasil registrou um aumento próximo de 50% no número de mulheres cadastradas em sua base nos últimos 12 meses, segundo dados divulgados pela entidade. O total de associadas — entre adultas e crianças — cresceu de 815 em 2024 para 1.216 em 2025, um incremento de 401 novas integrantes. Hoje, as mulheres representam 36% do público ativo na Mensa Brasil; em 2020 esse percentual era de 18%.
A associação, representante oficial da Mensa Internacional no País, totaliza 3,9 mil membros ativos. Na última década, a Mensa Brasil já identificou cerca de 6 mil pessoas com superdotação/altas habilidades, posicionando o Brasil na oitava colocação no ranking mundial da Mensa Internacional, que ultrapassou 159 mil membros em 90 países.
A expansão feminina na associação é atribuída a uma gestão mais efetiva de testagem e a uma maior procura por autoconhecimento, que inclui a busca por laudos técnicos de superdotação/altas habilidades. “Com uma gestão mais efetiva de testagem pela associação e procura crescente das mulheres por autoconhecimento – que inclui a busca por laudos técnicos de superdotação/altas habilidades-, a participação feminina tem aumentado de forma contínua. Chegamos a 30% em 2024 e agora a 36%, patamar que tende a crescer ainda mais”, comenta João Hallage, diretor de expansão da Mensa Brasil. Na prática, a participação de mulheres — tanto em testagem quanto em envio de laudos — dobrou nos últimos oito anos. “Nossa perspectiva é que, em pouco tempo, teremos uma quantidade superior de mulheres na nossa entidade”, afirma Cadu Fonseca, presidente da Mensa Brasil.
Apesar do avanço no registro de associadas, a Mensa Brasil destaca lacunas em políticas públicas de identificação e atendimento educacional a pessoas com altas habilidades/superdotação, previstas na Constituição Federal. O Censo Escolar de 2024, divulgado pelo INEP, aponta aproximadamente 44 mil alunos superdotados matriculados nas redes de ensino do país. Estudos estimam que cerca de 5% da população brasileira seria superdotada — o que corresponderia a cerca de 10,7 milhões de pessoas — evidenciando uma grande diferença entre estimativas e identificação efetiva. Segundo a Mensa Brasil, há mais de 2,8 mil municípios sem nenhum registro de alunos com altas habilidades em idade escolar.
A Mensa Brasil, fundada em 2002, tem como requisitos de ingresso QI acima de 98% da população, comprovado por teste referendado de inteligência, e atua na identificação, promoção e estímulo à pesquisa sobre inteligência, além de oferecer um ambiente intelectual e socialmente estimulante para seus associados.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



