Como campanhas corporativas de prevenção no Outubro Rosa têm salvado vidas no Brasil
Ações dentro das empresas promovem conscientização e diagnóstico precoce do câncer de mama
Outubro Rosa é um mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, e as campanhas corporativas têm se mostrado fundamentais para salvar vidas no Brasil. Segundo dados da assessoria de imprensa da Construtora CK, localizada no litoral catarinense, ações internas de prevenção e informação têm motivado colaboradoras a realizarem exames que podem detectar precocemente a doença.
Um exemplo marcante é o caso de Caroline Pauli Pautier, gestora financeira da empresa, que participou de uma palestra promovida pela construtora. “Quando alguém vem na nossa ‘casa’ e fala sobre o assunto, desperta a curiosidade. Quando decidimos investigar, percebemos que ninguém está livre desta doença”, relata Caroline. Após o evento, ela decidiu fazer exames preventivos e descobriu um nódulo em estágio avançado, iniciando o tratamento a tempo e hoje está curada, realizando acompanhamento contínuo.
Essa experiência reforça a importância das campanhas internas, que promovem o conhecimento sobre o ciclo de autocuidado necessário para a prevenção do câncer de mama. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais incidente entre mulheres no Brasil, com estimativa de 73.610 novos casos por ano no triênio 2023-2025. A detecção precoce pode elevar as chances de cura para até 90%.
A Construtora CK realiza anualmente palestras com especialistas para incentivar suas colaboradoras a se cuidarem. Em 2025, o evento reuniu mais de 50 mulheres de diferentes setores. A palestrante Lays Silva, voluntária do Projeto Amor & Alma, compartilhou sua experiência pessoal com a doença, ressaltando que “quando uma empresa abre espaço para falar sobre o Outubro Rosa, ela promove conscientização, e cria um ambiente de apoio e empatia. Essas ações geram um impacto real, pois, muitas vezes, uma conversa sincera pode ser o que salva uma vida”.
Para o diretor da empresa, Charles Kan, campanhas de saúde são um compromisso social. “Nossa missão como construtora é levar o bem-estar por meio da moradia. Porém, a saúde é a base de tudo para que possamos usufruir de qualquer experiência. Por isso, apoiamos iniciativas desde o cuidado com a saúde mental, representada no mês de setembro, agora com a importância da prevenção do câncer de mama, com o Outubro Rosa e no mês que vem, no combate ao câncer de próstata”, explica.
A próxima ação da construtora será o Novembro Azul, focado na saúde masculina, com palestras e orientações para os funcionários. Essa integração de campanhas reforça a importância da prevenção e do autocuidado em ambientes corporativos, contribuindo para a saúde e qualidade de vida dos colaboradores.
Esses exemplos mostram que a conscientização dentro das empresas é uma poderosa ferramenta para o diagnóstico precoce e o combate ao câncer de mama, incentivando mulheres a cuidarem da própria saúde e a buscarem exames preventivos regularmente.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



