Começa amanhã o Mutirão Nacional para negociar dívidas bancárias com condições especiais

De 1º a 30 de novembro, bancos oferecem descontos e parcelamentos para ajudar no equilíbrio financeiro

A partir de amanhã, 1º de novembro, começa o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, uma ação conjunta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país. A iniciativa tem como objetivo principal ajudar os consumidores a renegociar suas dívidas bancárias em atraso e promover o reequilíbrio das finanças pessoais.

Mais de 160 instituições financeiras participam do mutirão, ampliando o alcance das negociações e das ações de educação financeira, que também são foco da campanha. Durante o período de 1º a 30 de novembro, os bancos oferecem condições especiais, como parcelamento facilitado, descontos no valor total da dívida e taxas de juros reduzidas para refinanciamento, conforme a política de crédito de cada instituição.

Podem ser negociadas dívidas referentes a cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito contraídas junto a bancos e instituições financeiras, desde que estejam em atraso, sem bens dados em garantia e não prescritas.

Para consultar as dívidas, o consumidor pode acessar o sistema Registrato, do Banco Central, que oferece o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), detalhando as dívidas existentes perante as instituições financeiras. As negociações podem ser feitas diretamente com o banco credor, por meio dos canais oficiais, ou pelo portal ConsumidorGovBr, desde que o consumidor possua conta Prata ou Ouro.

Segundo Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban, “os bancos estão empenhados em ofertar condições especiais para a negociação de dívidas em atraso e contribuir para a recuperação financeira do consumidor. A mobilização nacional propicia ao consumidor planejar o quanto tem de dívidas em atraso e o quanto sobra de dinheiro para negociar com a instituição credora. Também traz conteúdo relevante de orientação financeira.”

Além das dívidas bancárias, o consumidor pode aproveitar o período para negociar dívidas não bancárias por meio do Feirão Serasa Limpa Nome, que oferece descontos para quitação de débitos com empresas de varejo, telecomunicações, energia, saneamento, universidades e financeiras. Essa negociação também pode ser feita em agências dos Correios participantes.

O Mutirão Nacional é uma das ações previstas no acordo de cooperação técnica entre Febraban e Banco Central, com foco em educação financeira e prevenção do endividamento de risco. A Febraban mantém o portal Meu Bolso em Dia, uma plataforma digital com recursos interativos e conteúdos educativos para ajudar na organização financeira, com mais de 34 milhões de usuários únicos desde seu lançamento em 2021.

Essa iniciativa reforça o compromisso do setor bancário em promover a cidadania financeira e apoiar a população na recuperação da saúde financeira, por meio de campanhas, parcerias institucionais e ações educativas que contribuem para o bem-estar financeiro das famílias brasileiras.

Este conteúdo foi elaborado com informações da assessoria de imprensa da Febraban.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 78 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar