“A Nova Economia do Engano”: documentário revela a crise da confiança digital no Brasil

Entenda como fraudes digitais e a inteligência artificial desafiam a segurança online e impactam empresas e consumidores

Com dados da assessoria de imprensa, o documentário “A Nova Economia do Engano” traz à tona um debate urgente sobre a crise de confiança digital que assola o Brasil. Produzido pela Prosa Press e patrocinado pela Caf, empresa referência em inteligência antifraude, o filme expõe os desafios crescentes que a indústria de fraudes impõe ao ambiente digital, especialmente diante dos avanços da inteligência artificial (IA).

Em um cenário onde imagens, vídeos e documentos digitais já não garantem a veracidade das informações, o documentário provoca o público a refletir sobre o que é real na internet. A peça destaca como o uso indevido de materiais gerados por IA pode prejudicar desde pessoas físicas até empresas de todos os portes, incluindo pequenas e médias empresas (PMEs), que se mostram particularmente vulneráveis a ataques cibernéticos.

Marcelo Sousa, VP de Produto da Caf, explica que existem dois grandes grupos de criminosos digitais: os fraudadores, que tentam burlar sistemas e falsificar documentos, e os golpistas, que criam enredos elaborados para enganar pessoas e obter informações pessoais. “Em ambas as situações, os grupos aperfeiçoaram e escalaram suas tentativas com o uso da IA. Contudo, acreditamos que, ao combinar diversas ferramentas, incluindo IA’s, e nossa expertise, somos capazes de barrar as ameaças e estar um passo à frente”, afirma.

O documentário conta com a participação de especialistas de diversas áreas, como André Sanchez, Diretor de Risco e Prevenção a Fraudes da Creditas; Bruno Araújo, ex-diretor de operações da Saúde Sim; Ergon Cugler, pesquisador do laboratório DesinfoPop da FGV; e Dr. Leonardo Sica, presidente da OAB-SP, que discutem as origens e consequências da fraude digital.

Além de conscientizar o mercado e a sociedade, a Caf tem atuado para reduzir perdas bilionárias causadas por fraudes digitais, especialmente em setores como o de saúde, onde os prejuízos chegam a 34 bilhões por ano, representando 12% da receita total das operadoras. Rodrigo Lattaro, VP Global de Marketing da Caf, destaca que a empresa enxerga a fraude como um catalisador de inovação e que está investindo em novas soluções para 2026, com o objetivo de fortalecer a confiança e a segurança das operações empresariais.

O documentário está disponível no site da Caf e representa um importante alerta para a necessidade de adoção de tecnologias antifraude e de uma cultura de segurança digital, fundamentais para proteger consumidores e negócios na era da desinformação e das fraudes sofisticadas.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 81 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar