MudaMente: Jogo Inclusivo que Une Empatia, Diversidade e ESG em um Só Propósito

Descubra como o livro-jogo MudaMente transforma a comunicação e fortalece a cultura inclusiva nas empresas e famílias

A linguagem tem o poder de construir pontes ou erguer muros entre as pessoas. Pensando nisso, o livro-jogo “MudaMente – Jogo da Memória Inclusiva” surge como uma ferramenta lúdica e educativa que conecta inclusão, empatia e propósito ao conceito de ESG (Environmental, Social and Governance). Criado pelos consultores em Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) Thays Toyofuku e JP Polo, e publicado pela Literare Books International, o MudaMente vai além do entretenimento: é um convite à reflexão sobre o impacto das palavras no cotidiano e nas relações sociais.

No contexto atual, o ESG é fundamental para empresas que desejam alinhar propósito, reputação e resultados. A dimensão Social do ESG destaca práticas que promovem respeito, diversidade e inclusão, pilares essenciais para culturas corporativas mais humanas e sustentáveis. O MudaMente reforça esse compromisso ao estimular um ambiente ético, colaborativo e empático, fatores que influenciam diretamente a atração de talentos, a inovação e a sustentabilidade a longo prazo.

O jogo é composto por seis conjuntos de cartas, cada um representando uma dimensão da diversidade: gênero, gerações, multiculturas, pessoas com deficiência, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas negras. Cada par de cartas traz, de um lado, expressões excludentes e pejorativas e, do outro, suas versões inclusivas, acompanhadas de explicações que ampliam a consciência e convidam à empatia. Durante a partida, cada par encontrado se torna uma oportunidade de diálogo e aprendizado coletivo, seja em escolas, empresas, organizações sociais ou em família.

Segundo Thays Toyofuku, “o objetivo é mostrar que a mudança começa nas pequenas atitudes, às vezes com uma simples palavra substituída, ou uma carta virada”. JP Polo complementa: “A linguagem é uma das portas mais acessíveis para a inclusão. Aprender a falar com respeito é aprender a enxergar o outro”.

Expressões comuns como “homens não choram”, “mãe solteira” ou “que roupa de crente é essa?” são repensadas no jogo, que propõe alternativas como “todas as pessoas podem expressar suas emoções”, “mãe solo” e “roupa não tem religião”. Essa troca de palavras promove uma nova forma de convivência, mais justa, afetuosa e respeitosa, alinhada à agenda social do ESG.

Versátil e educativo, o MudaMente pode ser usado como dinâmica de grupo, atividade pedagógica, treinamento corporativo ou ferramenta de diálogo em família. Ele estimula discussões sobre preconceitos e cria um ambiente seguro para aprender, refletir e evoluir juntos. Conforme JP Polo destaca, “o objetivo não é apontar o erro, mas construir juntos novas formas de falar e de pensar. Afinal, inclusão se aprende e se pratica todos os dias”.

Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 45 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar