Bracell celebra diversidade e moda negra no Afro Fashion Day em Salvador

Pelo terceiro ano, empresa apoia maior desfile de moda negra do Brasil com criações exclusivas e ações culturais

Com dados da assessoria de imprensa, a Bracell reafirma seu compromisso com a diversidade e a cultura afro-brasileira ao participar pelo terceiro ano consecutivo do Afro Fashion Day (AFD), o maior desfile de moda negra do Brasil. O evento, que acontecerá no dia 1º de novembro no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, em Salvador, é aberto ao público e celebra a ancestralidade, o talento e a representatividade da população negra por meio da moda e da cultura.

Nesta 11ª edição do AFD, a Bracell apresenta uma criação exclusiva em parceria com o produtor e estilista Fagner Bispo. A peça, que integra o bloco do desfile dedicado à leveza e ao autocuidado, utiliza viscose – um tecido produzido a partir da celulose solúvel fabricada pela Bracell em seu Polo Industrial de Camaçari, Bahia. Segundo Bispo, “É um look que rompe com os estereótipos frequentemente associados à cultura negra, mas que dialoga com as tendências de moda contemporâneas, reafirmando que estilo e diversidade caminham juntos”. Ele destaca ainda que a criação “parte do desejo de despir o corpo das amarras de um dia de trabalho intenso e conduzi-lo a um estado de calma e bem-estar”, ressaltando a versatilidade da viscose para diferentes ocasiões.

Além do desfile, a Bracell inovará com a instalação de dois camarins com estética afrofuturista, onde os convidados poderão montar seus looks com lenços de viscose confeccionados por mulheres do projeto social Fábrica de Fardamentos, uma cooperativa de costureiras de Inhambupe apoiada pelo Bracell Social na Bahia. Essa iniciativa, que acontece pelo terceiro ano consecutivo, fortalece o protagonismo feminino e a economia local. Nos camarins, o público terá acesso a vídeos produzidos por colaboradores da empresa e participantes dos projetos sociais, além de mulheres do Congo, que ensinam diferentes formas de amarração dos lenços. Rudine Antes, diretor-geral da Bracell Bahia, explica que “a ideia é que os convidados do Afro Fashion Day possam protagonizar o processo de embelezamento e, se desejarem, compartilhem o resultado nas redes sociais com a hashtag #BracellNoAfroFashionDay”.

O apoio da Bracell ao Afro Fashion Day reforça seu compromisso com a valorização da diversidade, inclusão e cultura afro-brasileira, reconhecendo a moda como instrumento poderoso de expressão e identidade. Segundo Rudine Antes, “Ao apoiar o Afro Fashion Day, a Bracell contribui para ampliar espaços de visibilidade e oportunidades para profissionais negros, reafirmando nossa crença em uma sociedade mais plural, diversa e equitativa dentro e fora da empresa”.

Com mais de 11 mil colaboradores e duas unidades industriais no Brasil, a Bracell é referência global na produção sustentável de celulose solúvel, base para tecidos como a viscose, que agora ganha destaque na moda negra brasileira. A participação no Afro Fashion Day é mais uma ação da empresa para fomentar o diálogo com as comunidades e promover a cultura afro-brasileira por meio da moda, da arte e da inclusão social.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

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