“A Nova Economia do Engano”: documentário revela os perigos da fraude digital no Brasil
Entenda como a crise de confiança digital impacta empresas e consumidores na era da inteligência artificial
O documentário “A Nova Economia do Engano”, produzido pela Prosa Press com patrocínio da Caf, empresa global de verificação inteligente e referência em inteligência antifraude no Brasil, traz à tona um debate urgente sobre a crise de confiança no ambiente digital. Com dados e informações fornecidos pela assessoria de imprensa da Caf, a obra aborda o crescimento da “indústria de fraudes” e os riscos que ela representa para empresas e consumidores, especialmente na era da inteligência artificial (IA).
A peça documental, que conta com reportagem da jornalista Patricia Travassos, provoca o público a questionar a veracidade das imagens e informações que circulam na internet. Em um cenário onde fotos, vídeos e documentos digitais podem ser facilmente manipulados por tecnologias avançadas, o filme alerta para os perigos do uso indevido da IA, que pode prejudicar desde pessoas físicas até negócios de todos os tamanhos, incluindo pequenas e médias empresas (PMEs).
Marcelo Sousa, VP de Produto da Caf, destaca que existem dois grupos principais atuando nesse cenário: os fraudadores, que tentam burlar sistemas e falsificar documentos, e os golpistas, que criam narrativas para enganar pessoas e obter dados pessoais de forma ilícita. “Em ambas as situações, os grupos aperfeiçoaram e escalaram suas tentativas com o uso da IA. Contudo, acreditamos que, ao combinar diversas ferramentas, incluindo IA’s, e nossa expertise, somos capazes de barrar as ameaças e estar um passo à frente”, afirma Marcelo.
O documentário reúne especialistas de diferentes áreas para discutir as origens e consequências das fraudes digitais, entre eles André Sanchez, Diretor de Risco e Prevenção a Fraudes da Creditas; Bruno Araújo, ex-diretor de operações da Saúde Sim; Ergon Cugler, pesquisador do laboratório DesinfoPop da FGV; e Dr. Leonardo Sica, presidente da OAB-SP.
Além de conscientizar o público, a Caf reforça seu compromisso em apoiar empresas a reduzir perdas bilionárias causadas por fraudes digitais e a fortalecer a cultura de confiança em suas operações. Dados apresentados no filme mostram que, no setor de saúde, as fraudes geram prejuízos de até 34 bilhões de reais por ano, o que representa 12% da receita total das operadoras, afetando especialmente companhias menores com menos recursos para se proteger.
Rodrigo Lattaro, VP Global de Marketing da Caf, ressalta que a empresa vê a fraude como um catalisador de inovação e está atenta às novas tecnologias para planejar soluções futuras. “Parte do nosso trabalho inclui liderar discussões profundas sobre tecnologias emergentes e planejar o futuro que, dentro dessa temática, é essencial, pois novas abordagens e desafios surgem todos os dias”, explica. A Caf prepara um reposicionamento e novas soluções para 2026, com foco em fortalecer a confiança e a segurança das operações empresariais.
O documentário “A Nova Economia do Engano” está disponível no site da Caf e é uma importante ferramenta para quem deseja entender os desafios atuais da segurança digital e a importância de tecnologias antifraude para proteger dados e negócios.
Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa da Caf.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



