Sentir cheiros que não existem pode indicar crise de enxaqueca, saiba mais

Alucinações olfativas são um sintoma raro da “fase de aura” da enxaqueca, segundo especialista

Sentir cheiros que não estão presentes no ambiente pode ser um sinal de crise de enxaqueca, alerta a neurologista Thais Villa, especialista no tratamento da doença. Esse fenômeno, conhecido como alucinação olfativa, faz parte da chamada “fase de aura” da enxaqueca, um estágio que antecede ou acompanha a dor de cabeça.

De acordo com dados da assessoria de imprensa, algumas pessoas que sofrem com enxaqueca relatam perceber odores incomuns, como fumaça, gasolina, lixo ou algo queimado, antes do início da crise. Curiosamente, em outros casos, os cheiros podem ser agradáveis, como laranja ou perfumes. “As auras olfativas podem aparecer antes ou durante uma crise de enxaqueca e incluir também distúrbios visuais, hipersensibilidade à luz e ao som, com ou sem a presença de dor de cabeça”, explica a neurologista.

Esse sintoma é resultado de um fenômeno neurológico raro, que pode ser um marcador da evolução da doença, dependendo da gravidade genética do paciente. A especialista destaca que muitas pessoas não reconhecem essas percepções como alucinações, pois o cérebro tende a buscar uma fonte concreta para o cheiro, diferentemente da aura visual, que é mais facilmente identificada.

A enxaqueca é uma condição de causa exclusivamente genética e não tem cura. O diagnóstico é feito por meio de uma anamnese detalhada realizada por um neurologista especializado. O tratamento mais moderno e recomendado é o modelo 360º, que oferece um cuidado integrado ao paciente, abordando tanto a doença quanto os sintomas associados.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a enxaqueca afeta cerca de 15% da população mundial, sendo um problema comum e que impacta significativamente a qualidade de vida, especialmente das mulheres. Por isso, reconhecer sinais como as alucinações olfativas pode ajudar no diagnóstico precoce e no manejo adequado da doença.

Se você ou alguém próximo apresenta essas sensações olfativas incomuns associadas a dores de cabeça, é importante buscar orientação médica especializada para um diagnóstico correto e tratamento eficaz. A enxaqueca pode ser desafiadora, mas com acompanhamento adequado, é possível melhorar a qualidade de vida e controlar as crises.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 59 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar