Mulheres em Movimento: Itaipu destaca a força feminina nos espaços de poder

Evento promove debates sobre direitos das mulheres, combate à violência e igualdade de gênero

A Diretoria Jurídica da Itaipu Binacional realizou nos dias 23 e 24 de outubro o evento “Mulheres em Movimento”, uma iniciativa dedicada a valorizar o trabalho feminino e reconhecer sua contribuição nos espaços de poder. O encontro aconteceu no Centro de Recepção dos Visitantes (CRV) da Itaipu e reuniu especialistas, autoridades e profissionais para discutir temas essenciais relacionados aos direitos das mulheres, combate à violência e fortalecimento do ativismo feminino.

Com o tema central dos 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher e o Dia da Consciência Negra, o evento trouxe uma programação diversificada. Entre as atividades, destacaram-se palestras sobre o direito das mulheres, a luta por uma sociedade mais justa, diversa e igualitária, além de debates sobre questões como violência doméstica, desigualdade de gênero e paridade salarial.

A cerimônia de abertura contou com a presença do diretor jurídico da Itaipu, Luiz Fernando Delazari, e da desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) Priscilla Placha Sá, coordenadora científica do evento. A palestra magna foi ministrada pela desembargadora Rosana Fachin, que ressaltou a importância de espaços como este para discutir a violência doméstica e as desigualdades ainda presentes no Brasil. “Quero parabenizar a Itaipu pela realização desse evento. É de suma importância termos esses espaços em que se discuta efetivamente a violência doméstica, a questão de gênero e da desigualdade. São questões que temos ainda muito enraizado em nosso país”, afirmou Fachin.

Ela destacou ainda que, apesar das leis existentes, a conscientização e a participação ativa das pessoas são fundamentais para garantir a efetividade dessas normas. “Não basta a edição de uma lei, nós precisamos conscientizar as pessoas que elas precisam participar, ter conhecimento e dar efetividade à lei.”

Para Luiz Fernando Delazari, a promoção frequente de capacitações como esta é essencial para aprimorar o corpo funcional da Itaipu e reforçar temas caros à Diretoria Jurídica, como a igualdade de gênero e a diminuição da violência contra a mulher. “Nós trazemos aqui mulheres do Brasil inteiro para discutirem um assunto fundamental para o processo civilizatório brasileiro, que é a igualdade de gênero e de oportunidades, a igualdade social, a diminuição da violência contra a mulher”, destacou.

Gisele Ricobom, coordenadora do Comitê de Prevenção e Enfrentamento aos Assédios, Discriminações e Outras Violências (CADi) da Itaipu, ressaltou que o “Mulheres em Movimento” simboliza a relevância do debate tanto para o público interno quanto para a sociedade. “Esse evento é um símbolo da grande relevância deste tema, trazendo o sistema judiciário para debater em Itaipu e mudar uma cultura quando se fala em discriminação, assédio, violências.”

A programação também incluiu mesas literárias com autoras e pesquisadoras, além de oficinas que abordaram temas como climatério, etarismo e menopausa, ampliando o debate sobre gênero em diferentes perspectivas.

Este conteúdo foi produzido com base em informações da assessoria de imprensa da Itaipu Binacional, reforçando o compromisso da empresa com a promoção da igualdade e o respeito aos direitos das mulheres.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 99 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar